97 Comentários

Alfarrábios do Melo

Image

Saudações flamengas a todos.

Costuma se dizer que a história se repete. Pode ser, mas às vezes o que se mantém inalterada é a forma de se lidar com determinadas situações. É o caso do texto que deixo essa semana. Quase dez anos depois, a mentalidade segue a mesma. Boa leitura.

A Guinada Interrompida

2003. Após a pífia participação no Campeonato Estadual, o Flamengo decide alterar sua filosofia de trabalho para o Brasileiro. Ao invés de treinadores de linha mais motivadora e paternalista, procura por uma comissão técnica de pensamento mais rígido, alinhada com a nascente “profissionalização” do futebol no país. Nesse contexto, é contratado Nelsinho Baptista.

Nelsinho, nome amplamente aceito no mercado paulista, onde emergiu levando o desconhecido Novorizontino a um vice Estadual e o Corinthians a um Brasileiro, é conhecido por saber manejar elencos limitados extraindo-lhes máxima competitividade e resultados impensáveis. Num cenário onde um Flamengo sem perspectivas acena apenas com a fuga do rebaixamento, Nelsinho parece deter o perfil adequado.

E logo na chegada se sabe que o desafio será intenso. Com um elenco extremamente limitado, liderado por Júlio César, Fábio Baiano, Fernando (o Brucutu), Athirson e Felipe, e “turbinado” pelas presenças de nomes como Jean, Fernando Baiano, Igor, Fernando Diniz, André Gomes e Zé Carlos (ex-Botafogo), o Flamengo, desde já, mostra-se novamente visando a um horizonte modesto, permeado pela busca pela permanência na Série A, evitando o rebaixamento que acometeu o Botafogo no ano anterior, por exemplo.

E a “Era Nelsinho” começa com muito trabalho, suor, transpiração. O treinador aparece com práticas usuais, que soam inovadoras no engessado ambiente da Gávea. Treinos em período integral, exaustivas sessões de treinamento tático, repetição de jogadas ensaiadas. Cronistas e torcedores assombram-se com a metodologia de Nelsinho, que mantém um discurso moderado, mas firme.

E logo vêm os resultados. De maneira inimaginável, o Flamengo mostra-se competitivo desde as primeiras rodadas do Brasileiro e chega a disputar a liderança, após vencer o Bahia (2-1 na Fonte Nova, jogo da incrível falha de Júlio César), enfiar 4-1 no Fluminense, vingando-se do Estadual, arrancar um empate com o Corinthians (1-1 no Pacaembu) e vencer o Vitória (2-1, gol no finalzinho). Na Copa do Brasil o time também avança, após um início titubeante, e já chega às Semifinais, onde enfrentará o Sport.

A presença entre os quatro melhores do Brasileiro e nas Semifinais da Copa do Brasil rapidamente provoca um choque de expectativa na diretoria flamenga, que fala em ganhar uma das competições, ou mesmo as duas. A bombástica contratação do atacante Edílson, que retorna ao clube, ajuda a acender ainda mais essas expectativas, embora Nelsinho, a todo custo, tente manter os pés no chão. Logo o treinador aprenderá que na Gávea os pés não costumam fincar-se muito tempo ao solo.

O limitado elenco começa a mostrar severas dificuldades em se manter focado nas duas competições. Em uma semana desastrosa, sofre duas goleadas humilhantes em Curitiba, afastando-se das primeiras posições do Brasileiro. Simultaneamente, consegue eliminar o Sport, após duas partidas duríssimas (1-0 em Recife, gol de Edilson e um penoso 0-0 no Maracanã, após um gol salvo em cima da linha por Fabiano Eller) e chegar à Final da Copa do Brasil. Mas o adversário é o Cruzeiro, que vem voando no Brasileiro e possui uma equipe montada há pelo menos nove meses.

Mesmo assim, a diretoria vende à torcida a exigência do título, enquanto aceita uma desastrosa troca de datas das partidas finais (garantindo ao Cruzeiro o direito de atuar com todos os seus titulares, sem perdê-los para a Seleção). Nelsinho atua fechadinho e consegue fazer uma partida equilibrada no Maracanã (1-1), mas é metralhado por conta de seu esquema de jogo “retrancado”. Em Minas, pressionado, monta um time mais ofensivo, mas leva 3-1 e escapa de uma goleada histórica.

A perda do título da Copa do Brasil corrói definitivamente a relação de Nelsinho com a diretoria flamenga, que já andava resmungando contra o futebol pragmático da equipe (e reverberando as queixas de certos setores descontentes com o seu excesso de “profissionalismo”). Alguns jogadores também se ressentem do jeito sisudo, quase autoritário, do treinador, que assim vai se isolando.

Nelsinho ainda resiste algumas rodadas, onde colhe bons resultados (2-1 no Vasco e 3-0 contra um time misto do Cruzeiro, naquela que deveria ser a data da Final da Copa do Brasil). Mas, cada vez mais contestado, vê um time apático sofrer vários reveses sucessivos, e após uma humilhante derrota no Maracanã para o Fortaleza (0-2), que faz o rubro-negro vislumbrar perigosamente a metade inferior da tabela, Nelsinho é demitido.

O Flamengo voltará a recorrer a treinadores de perfil mais “humano”, como Oswaldo de Oliveira e seu irmão Waldemar Lemos, e com eles chegará a um honroso (dadas as circunstâncias) oitavo lugar.

A Nelsinho será reservado um lugar na história flamenga, acomodando-se ao lado de nomes como Yustrich, Dino Sani, Celso Roth e Cuca, profissionais que, independente do nível do elenco de que dispunham, perceberam que, para vingar na Gávea, é necessário um certo “algo mais”, que transcende a mera capacidade de montar equipes e dirigir elencos.

É preciso entender certas peculiaridades.

Image

Anúncios

97 comentários em “Alfarrábios do Melo

  1. Ótima comparação, Melo.
    O Flamengo precisa de profissionais com o perfil trabalhador /sério, mas esses caras não são bem aceitos por que a cultura do clube sempre foi de permissividade.
    O que acaba ocorrendo é que o Flamengo vive numa repetição quase infinita daquela situação comum em filmes policiais, o famoso bad cop, good cop, em que um cara durão é substituído por outro mais compreensivo e que por isso mesmo parece melhor do que realmente é.
    Esse colapso do time pode bem ser o elenco reagindo a semanas de trabalho realmente pesado (que eles não estão acostumados), pode ser o Dorival já começando a se desgastar, etc.
    O medo é o clube voltar àquele período de demitir um treinador por trimestre so para aproveitar os 4 ou 5 jogos de melhora que toda mudança gera.

  2. E pensar que amanhã o jogo será contra o Santos, na Vila, com Neymar…. Trágico???
    SRN!!!

  3. Bom dia a todos.

    Ótima coluna a sua Melo.

    E a sensação é sempre de vermos o mesmo filme com o Dorival atualmente, incrível.

    Bastaram-se duas vitórias contras times medianos que a torcida já gritava “O campeão voltou.”.

    Esse oba-oba tradicional do Flamengo é algo bem nocivo, espero quem sabe que numa próxima gestão isto possa ser bem menor.

  4. Do Lance:

    Cartão torcedor A Brahma acertou com o Wall Mart para o programa de cartão de descontos que pretende impulsionar os programas de sócio-torcedores dos clubes. O acordo vai beneficiar principalmente os clubes do Nordeste, porque o Wall Mart é dono da rede Bompreço, a maior da região. O Wall Mart é a terceira rede do Sudeste.

    Direito de resposta A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, vai à Justiça para ter direito de resposta a reportagem que diz que ela contratou 25 parentes e/ou pessoas ligadas ao Flamengo em seu gabinete na Câmara Municipal do Rio. Amorim afirma que as acusações visam desgastá-la diante dos sócios, mas não esclareceu o que pretende contestar.

    http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2012/09/11/corinthians-iveco-falha-e-sobra-mico/

  5. “…para vingar na Gávea, é necessário um certo “algo mais”, que transcende a mera capacidade de montar equipes e dirigir elencos.

    É preciso entender certas peculiaridades.”

    É aí que mora o perigo! Continuo a ter dúvidas sérias se o DJ se enquadra nesse perfil. Algo me dizia, desde o anúncio da contratação dele, que não. E a muito surpreendente queda de rendimento após menos de 5 jogos só confirma isso.

    • O Zinho deveria conhecer essas peculiaridades. Certo? E ajudar?

      • O Flamengo é tão “peculiar” que, vez por outra, consegue fazer com que o todo seja menor que a soma das partes, sendo que, no caso, as partes são o Zinho e o DJ.

  6. Mais um esclarecedor post Melo. O velho clichê de que temos de relemebrar os erros do passado para melhorarmos no futuro se aplica muito bem ao Flamengo.

    Em tempo: parababéns pela série “Caçando Mitos”! Sensacional! Enviei para alguns amigo arco-íris, mas pouquíssimos quiseram ler. A maioria preferiu viver com as velhas falsas crenças, já que é a única coisa que lhes resta…

    SRN

  7. Apesar de não parecer, há sim um consenso nesse tema, pelo menos. Os dirigentes já dão como certa a Adidas estampando o uniforme do Flamengo no Carioca de 2013.

    Agora, o departamento de marketing costura uma tentativa de acordo com a Olympikus para pagar uma multa no fim do ano e antecipar a troca, prevista apenas para 2014, ano em que o contrato chega ao fim.

    – Esperamos resolver esse assunto até o fim da semana. A tendência é que já no ano que vem a gente tenha esse novo fornecedor e acontecendo isso, já estamos negociando para que o atual não precise cumprir o contrato até o fim – afirmou Henrique Brandão, vice de marketing do Flamengo.

    Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/olympikus-para-de-pagar-vagner-love-flamengo-ja-vestira-adidas-em-2013-6049630.html#ixzz26ANqeP9o

  8. Mas o vice de finanças, Michel Levy, em meio ao disse me disse, admitiu que o Flamengo tem dinheiro para ter Ganso e desconhece a desistência.

    — Quem vai decidir isso não sou eu, é o (departamento de) futebol. Eu arranjo o dinheiro. Negócio dá para viabilizar. Eu fico em compasso de espera. Pelo que sei, não tem decisão tomada. Nem para o sim nem para o não — disse Levy.

    Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/vice-de-financas-da-sinal-verde-para-ganso-no-flamengo-eu-arranjo-dinheiro-6049471.html#ixzz26AODZd57

    Detalhe do amadorismo/picaretagem explícitos:”eu arranjo o dinheiro”

    Vai se foder rapá!Vai pagar do seu bolso??

  9. Olympikus quer o fim do vinculo? simples, paguem a multa uai!!! rs 35 milhoes nos nossos cofres ajudariam bem rs

  10. Otima lembrança do nelsinho batista melo, gostava dele como tecnico, era um cara q sabia trabalhar bem com o q tinha, so esqueceu de ser avisado q no Flamengo isso nao cola rs

  11. Bem, não sei se é confiável e pelo que li nem mesmo saquei precisamente qual o posicionamento político do cara.

    Se diz de organizada e conhecedor dos meandros da politica do Flamengo e vez por outra posta no Orkut.

    Pois bem, esse cara tem um blog e conta umas historinhas sobre os bastidores do Flamengo.
    Não tenho a menor idéia se são verdadeiras ou não, mas se alguém quiser ler, ao menos entretêm (e revoltam):http://crflamengominhavida.blogspot.com.br/

    • Achei o material muito bom. Tudo muito bem explicado e tentando ser bem imparcial.
      E acima de tudo…todos os fatos são bem verossímeis.

  12. Airton se contundiu no treino de hj. Vai entrar o Muralha em seu lugar.
    Vamos jogar com o mesmo sitema defensivo do jogo anterior.
    Não vou nem assistir o jogo de amanhã. A derrota já é certa.
    E a preocupação só aumenta. pqp.

    • Sempre gostei do Aírton mas esse malandro tá se entregando a chinelagem.

      Toda a semana tá lesionado.

      • Tem se machucado muito mesmo. Ta parecendo jogador do Flor.

      • semana passada ficou no banco. Cheguei a criticar o Dorival por isso, mas acho que ele devia estar meia boca…por isso a opção do Muralha como primeiro volante.
        Estamos ferrados.
        Com esse time aí não vai dar. Muralha, Ué e Frauches simplesmente não dá.
        A culpa não é de esquema, LM, Ibson.,..nada.
        Com esses três responsáveis por nossa defesa a derrota é certa.

        • Manter o Frauxes é cruel demais.

          • Vi muita gente criticando o Frauches pelo primeiro gol, mas acho que não conseguiram analisar a jogada como um todo.
            Se por um lado o Frauches possa ter errado por tentar fechar o meio e vislumbrar o segundo combate ao atacante rival, o Muralha estava com o PIOR posicionamento possível!!!!
            Não estava ajudando em nada e nem poderia ajudar em hipótese nenhuma na consecução da jogada. O cara não tem cacoete de marcação e não sabe se posicionar para ser primeiro volante.
            Estamos fritos na quarta;. Mais uma vez.

  13. rapá, quando vejo neguin descendo a lenha no DJ
    a unica coisa que me vem a mente é o seguinte:
    ” como deve ser difícil ser técnico do Meu MEngão!”
    o cara ta se virando para tudo quanto é lado para acertar o time(missão impossível) e os caras não dão o minimo de crédito pelo trabalho realizado.
    tô para dizer que na história recente do clube, nunca um tecnico trabalhou tanto como o DJ tem feito ultimamente.
    o time é fraco e ponto. os jogadores experientes em sua maioria são acomodados
    e o resto é jovem e inexperiente.

    • Ganhando 300, 400, 500 mil por mês deve ser mesmo muito difícil ser técnico do mengão.
      Queria eu ter a possibilidade de ser técnico por pelo menos 2 meses ganhando essa bolada toda.

      • isso serviria de alento
        caso qualquer outro no Brasil trabalha-se de graça.
        desmerecer o trabalho do cara por conta de seu salário é brincadeira.

        • Ninguém trabalha de graça, mas acredite, é muito mais difícil ser gari ou lixeiro ganhando 800, 900 reais por mês do que ser treinador de um time ruim, mas que paga a você 300 mil.
          Pergunta a qualquer lixeiro se ele não gostaria de trocar e ser treinador, e depois pergunta ao treinador se trocaria.
          Não vou sentir pena de um cara que ganha muito bem para fazer seu trabalho. Quem aceitou o serviço foi ele, ninguém obrigou ele.

  14. Nelsinho Batista é horrível. Treinador supervalorizado porque ganhou um título nacional com os gambás.

    Treinou vários outros clubes sem sucesso nenhum. Quem lembra da celebre frase dele, sobre seu fracasso ao ser demitido do Santos, faz uma idea do tipo de profissional que é.

  15. Rapidinhas:

    1 – Esse papo de Ganso é mais uma cartada desesperada da nossa diretoria. O clube não tem dinheiro para pagar o passe do cara. E mesmo se tivesse, a Justiça do Trabalho iria cair em cima por causa da cobra velha do Assis. Sem contar que Ganso não vale nem a metade do que o São Paulo queira pagar.

    2 – O Airton se tornou chinelinho. E quando atua, parece um gladiador distribuindo porrada para todos os lados e sendo expulso a toda hora. O Flamengo não devia ter renovado com ele, mas o empresário dele deve distribuir muitos presentes de natal na Gávea.

    3 – E se o Dorival acordou pra vida, ele percebeu que esquema é o feijão com arroz: Fechar a defesa e tentar empatar fora e vencer de 1×0 em casa. Ou seja, feijão com arroz = 1ª Divisão em 2013.

  16. Por mais que queira contestar uma outra escalação do DJ, de sã consciência não tenho como. Estou com pena do cara, olha o que ele tem a disposição, é ridículo para um clube da expressão do Flamengo.

    Para não me indignar mais ainda, não tenho lido nada sobre essa “contratação” do Ganso. É tão IMORAL que me recuso a isso.

    E a PA diz que se elege fácil ou o seu candidato se não se candidatar. É o que digo, a torcida tem que invadir a Gávea e botar essa MALDITA DESGRAÇADA para fora na marra. MORRA PRAGA!!!!

  17. Bom dia a todos.

    Melo,

    lembro bem da passagem do Nelsinho Batista pelo Flamengo. Se bem me recordo, ele substituiu o Evaristo de Macedo.

    Foi uma época em que a paciência da torcida era nenhuma com o time. Fernando “brucutu”, Athirson e Fernando Baiano eram os alvos prediletos da insatisfação da torcida.

    Na final contra o Cruzeiro, o Oscar entrou em campo, foi a maior festa no Maracanã. Mas no final do jogo, a torcida passou a vaiar insistentemente o time, sobretudo os três acima citados.

  18. Eu não conheço a vida interna do clube Flamengo. Mas prefiro que a Patrícia Amorim se candidate. Ela tá tão queimada que a chance da turma dela vencer fica menor. Ou não?

    • Na situação que ela deixou o clube, e o futebol do clube, é impossível que seja reeleita. Ninguém é tão otário assim para acreditar que daqui mais três anos ainda vai existir um clube se ela continuar no comando.

  19. Para quem vota no Rio:

    Por favor, não votem nestas bactérias!

  20. Eu nao gostei da escalação, até pq o jogo é fora de casa e no momentos todos estão sob pressão

    Já falei e repito, esse time não tem qualidade para jogar na frente, é se fechar e explorar o contra ataque, emplacar umas 2 vitórias e alguns empates e se salvar da segundona

  21. Eike medo desse jogo de amanhã.
    esse time nao faz gol nem em treinos

  22. Não curti a escalação também. Acho que é o tipo de time que o Muricy sabe vencer.

    Pra funcionar, vai ter que marcar por pressão o tempo todo e impedir que a bola chegue no Neymar porque se chegar ele vai ter muito espaço.

    Esse ano, todos os times que venceram o Santos, jogaram sempre com duas linhas onde o Neymar joga. De preferência, quatro jogadores. Eu barraria um dos laterais pra escalar alguém mais defensivo pra dar o primeiro combate no Neymar e daí deixar um zagueiro ou volante na sobra.

    Se o Dorival entrar nessa de que não vai ter marcação especial, fodeu.

  23. Usando o simulador do GE, em 8 rodadas e com resultados simulados que me parecem ser naturais entre os demais times, o Flamengo ganhando em casa e empatando fora chega aos 45 pontos em 8 rodadas.

    Como estamos 24ª rodada, ainda sobrariam 6 partidas para cobrir alguma enventual falha do time. Pensem no planejamento feito pelo Rica num gráfico onde mostra o que o treinador espera de cada parida. Aquele gráfico mostra como o treinador deve se preparar para cada partida.

    Por isso, que não acredito na histérica teoria do rebaixamento. Assim como não dá para passar da 7ª colocação ao fim do campeonato, o que seria digno para a torcida.

  24. Eu entraria com o Amaral mais do lado direito + Muralha + Ibson + Matheus + Adryan + Love

    e falaria para o Leo Moura não subir nesse jogo, botava o Adryan para cair nas 2 pontas, jogando com liberdade.

    não é o ideal, mas com os desfalques seria o time mais compacto, não deixando de lado alguma qualidade

  25. ————————————-Felipe—————————————-

    L. Moura —————Frauches ——–Ué ———————–Ramon

    ————————–Amaral —————-Muralha ———————-

    —————————Ibson (LA)——————-Matheus ————-

    —————–Adryan —————Love ———————————–

  26. Esse jogo contra o Santos eu já considero perdido. Empate já seria uma surpresa absurda.

    Pro fim de semana devem voltar Cáceres, Gonzalez e talvez Renato. Praticamente meio time.

  27. Ei, o Neymar cai geralmente ali pela esquerda do ataque, setor do Leo Moura, né?

    Lembrei disso e achei que vocês gostariam de saber.

  28. Infelizmente quem poderia fazer alguma coisa e nao fez e faz é o Zinho.Ninguem comentou no blog mas o futebol do Flamengo sofreu um desmanche total do time 2011 e nao fizeram reposiçoes.Hoje,praticamente estamos jogando com o time de Juniores nos profissionais.Um absurdo e descaso total no futebol.Com uma zaga formada por Ué,Frauches ou qualquer zagueiro e um meio com muralha,LA,Ibson e Matheus provalvemente seremos goleados pelo Santos ou perderemos.Neymar ,Andre vao deitar e rolar!!!Esses garotos nao vao decolar em time ruim e com essa pressao.O que o Zinho faz no Flamengo???Comanda o Flamengo como se fosse o Nova Iguaçu!!!O Dorival ja tentou de tudo mas sem algum reforço mesmo da segundona ficara mais dificil.

    • Como não comentamos? Quase todo post peço a saída do Zinho, não contratou ninguém, amadorismo puro até agora, só o Cordeiro acha que tem que insistir com ele.

      E quanto a saída da “revelação” ( fraquíssimo ) João Vítor, eu digo que se o Muralha que joga muito mais que ele não tomar cuidado e começar a jogar bola invés de ficar passeando em campo, periga do próximo a não ter contrato renovado.

  29. E o Felipe fazendo chinelinho no Vasco? E ainda pediram esse zé mané aqui no Flamengo…

    Esse time do Dorival mostrou no treinamento que não consegue fechar o meio de campo nem criar jogadas de ataque. Ainda prefiro Negueba ao Adryan no ataque. Escalar Matheus pra quê? Moleque não vai fazer nada, e ainda vai deixar espaço no meio da campo.

    Ibson, Luiz Antonio e Matheus. Ninguém tem noção de posicionamento ai. Vai ficar uma bagunça!

  30. Pra perder de pouco, o Flamengo terá que escalar uns 17 jogadores. 15 na linha e 2 goleiros.

  31. A matada no peito do Wé, a Calcanhada do Canela…

    São lances que comporão a antologia esportiva de 2012…

    • O pior é que até a hora da matada sensacional o Ué vinha jogando bem, a galera que tava assistindo comigo era só elogios rsrs

      • Ele melhorou bastante, mas não pode um zagueiro falhar tanto em lances capitais.

        O Ué poderia ser um bom zagueiro se não fosse tão burro, sempre tomando as decisões erradas em campo.
        Não descarto que ele quando for um veterano, em alguns anos, talvez mais maduro, se torne um zagueiro até bom.
        Mas não dá pra esperar isso tomando um gol em falha direta dele a cada duas partidas.

  32. Diogo
    11/09/2012 às 1:23 PM Responder
    Uma dúvida…Pq Arouca e Neymar voltam e Cáceres e Gonzales não??
    a agenda internacional não é uma só??
    ========
    CHILE X COL e par vevenezuela são hoje, times de gonzales e carceres. Como eles jogam hoje, viajariam e amanha jogar no brasil?

  33. Melo, tô chegando agora.

    Por acaso o Cruzeiro em questão foi aquele do Luxa, Maldonado e Augusto Recife?

    Ótima recordação o post. Me lembro de quase tudo. O Nelsinho, inclusive, chegou a criar um software sobre táticas de jogo.

    Tu pontificaste novamente.

  34. os “meninos” já andam vagando na casa do Adriano?
    ah..então tudo bem. são só meninos.

    • É claro que isso é um absurdo.

      Mas é aquilo: era mais fácil não ter trazido o Adriano, que aliás foi recebido entusiasticamente pelo nosso querido capitão. O melhor lateral-direito do Brasil!

      • pronto: foi o lm agora que trouxe o adriano também.
        essa meninada tá indo por um ótimo caminho…são todos iguais: é só você sair à noite aqui no Rio que você encontra os meninos.
        DM vivia bêbado na people. thomás e negueba outro dia se encontravam na mesma situação no barra music.
        repíto: é só você frequentar a noite que você encontra os “meninos”. mas nãso podem ser cobrados!

  35. posso por uns comentes sobre a paty aqui que eu vi no canal do youtube?

  36. Túlio Maravilha pediu pra seleção chinesa ficar no Brasil pra jogar contra o Botafogo B. Hehehe!

  37. Não ter nenhum jogador do Flamengo nesse lixo de seleção me deixa muito feliz. Mas também prova o lixo que o nosso time está.
    SRN!!!

  38. Pelo que li no Twiitter hoje, o Thomás nem participou dos treinos para o jogo com o Santos, nem no time reserva.

    Alguém sabe de algo?

    • Lá vem escalação errada de novo.

      Adryan e Matheus. Onde Adryan vai ser empurrado novamente para uma posição que não é a dele. E Matheus nem sei onde é a posição dele, não vi ele jogar nada ainda.

      • não vejo muito problema em mudar Thomas e Negueba por Adrian e Matheus…sinceramente.

        Assim como não vejo em substituir o Renato pelo Ibson.

        Mas vejo MUITO em substituir o Cáceres/Airton por Muralha. Vamos nos fuder de novo.
        Tem que colocar esse Amaral pra jogo. Não adianta inventar porra. Muralha de primeiro volante é pedir pra entrar derrotado.

        • Sobre o Carceres, nas duas últimas partidas dele, ele parecia estar carregando um piano nas costas de tão lento. E mostrava um esforço tremendo para correr. Não sei o que aconteceu, se é uma lesão, ou se está mal preparado fisicamente e começou a sentir isso agora.

          • o adryan está sendo escalado onde atuou 90% das vezes na carreira, como segundo atacante (ou último meia no 4-2-3-1) pela esquerda.
            por dentro não dá por enquanto..já que ele não solta a bola.

            qualquer um hoje é mais produtivo que o thomás que não tem 1 gol marcado.
            analisem…o samuel do flor fez 2 golaços em menos jogos. será que o thomás é bom mesmo? será que tá na noite? algo acontece…ou mais simples: ele é muito pior que o samuel.

            • Onde atuou 90% das vezes na carreira?
              Na base ele jogava como meia, 10 clássico. Nas seleções de base idem.

              Esse ano na copinha que o treinador inventou ele de tipo, 2° atacante, aberto pela esquerda. E ele não rendeu nada por ali.

            • Villa, é difícil comparar jogadores de base atuando em euipes diferentes.
              O flor já tá formado tem mais de um ano. Tá jogando todo arrumadinho. Até eu ali renderia de forma razoável.
              Mas em todo caso, falei desde o início que não vejo problema algum em substituir o Thomas e o Negueba pelo Adryan e Matheus.
              O problema na escalação é outro.

    • O Villa vive reclamando de coisas da night e tal. Se realmente rolar, pode ser esse o motivo. Sendo assim ponto pro Dorival. Agora é barrar nosso X9 paneleiro.

      • Cordeiro, eu sou Flamengo. não to nem aí pra lm ou ibson ou mesmo renato…enfim.
        agoira..você diz que os bebês não podem ser cobrados. que mal lhe pergunte, saindo lm e ibson entram quem? temos algum veterano no banco? não vejo.

        vão entrar mais 2 meninos que após as 2 primeiras derrotas serão barrados com a defesa que “estão sendo postos no fogo ou não estão prontos e não podem ser cobrados”.

        o negócio é o seguinte..ganham 50mil, enchem os cornos todo fim de semana e tão comendo um monte de mulher. então vamos parar de história…love e ibson fizeram muito bem. não tem mais criança vivendo em 2013 com 18 anos.

        até a sonsa da patricia tá dando uma alfinetada nos meninos. será mesmo que não tem algo errado? até uma pessoa sonsa e inutil como a presidente já foi alertada. acordem pra vida…os meninos tão é fazendo um monte de merda na noite, ano que vem vão embora pro racing santander e vocês com pena deles. tenham pena do Flamengo.

        • Vão entrar dois jogadores motivados e que não sejam paneleiros.

          E se a sonsa da Patrícia alfinetou eles. Bom, ela achava o LM ídolo, né? E morre de medo que ele saia sem renovação. Isso indica que o bonde tá vencendo a batalha. O Flamengo que se foda.

    • Deve ser porque ele não mostra absolutamente nada em campo há cerca de 11 meses.

  39. Tava dando uma passada pelo globo.com e vi a foto da Omissa beijando seu tijolinho e pensei o seguinte.

    Será que ela não pensou ainda em lançar a campanha Azulejinhos? Cada torcedor compra por 250 reais um Azulejinho, o qual terá o nome do torcedor gravado, e seria então usado na modernização do complexo de piscinas da Gávea.
    Já pensou, você torcedor com um Azulejinho nas piscinas do Flamengo?

  40. A cada dia que passa eu fico mais convencido que o Thomás é uma invenção que o Moraes vendeu e, na falta de ídolos, 90% da torcida comprou.

    O cara é atacante e tem 0 gols e 1 assistência chorada em 25 jogos na carreira. Isso não existe, na boa.

  41. Tem post novo.

  42. Viram a nova campanha do Flamengo no facebook??
    falam para votar em quem a gente gostaria que fosse entrevistado pela TVFla com as perguntas enviadas pela gente.

    Não tem todos os jogadores. As opções são :
    Felipe, Leo Moura, Cáceres, Adryan, Renato, Thomaz, Negueba e Ramon
    2100 votos totais.

    1600 para o Leo Moura.
    o segundo é o Felipe com 156 e o Adryan é o terceiro com 128. O resto tá tudo pulverizado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: