63 Comentários

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos.

Outro dia alguém me perguntou: “você tem UMA CHANCE de voltar no tempo. Qual dia escolheria?”

Pus-me a matutar. Vi todo o hexa, a Libertadores, o Mundial, uma beirinha de um tricampeonato e depois mais dois, vi títulos nacionais, internacionais, uma constelação de craques passou pelos meus olhos.

Teria que ser algo inédito, nunca antes vivido.

Penso e penso, fecho os olhos, apenas imerso em sonhos.

De repente, desperto com um facho de luz. Holofotes, quer dizer, refletores. É noite, uma brisa morna e persistente aquece-me o corpo, inquietamente instalado sobre um degrau cimentado, olho ao redor e me sinto pequeno diante do leviatã de cimento que me cumprimenta, familiar. Estou no Maracanã.

O Flamengo entra em campo. Também o adversário. Que também é o Flamengo.

Não parece fazer sentido. Um arquibaldo grita “olha lá o Joel, como tá gordo”, outro “o Dida não mudou nada”, “pô, olha só o Valido, será que vai meter gol hoje”? Esfrego os olhos, vislumbro semblantes familiares. Sim, é um amistoso comemorativo, denuncia a arredondada forma de alguns jogadores. De rubro-negro, está ali o time do segundo tri, o Rolo Compressor, cuidadosamente trajado até de calções negros para relembrar o dia da conquista. De branco, os senhores do primeiro tri, reforçados por alguns mais “jovens”. Arrepio-me. É surreal, misterioso, feérico. Inimaginável.

Trinta anos de história estão em campo. Trinta anos de Flamengo.

Soa o apito. Vinte e dois heróis começam a acariciar a bola, quarenta mil eleitos dedicam-se a suspirar. E lá está Bría lançando Valido, que é desarmado por Jordan, que dá a Dequinha, que ajeita com extrema categoria e arruma para Zagalo, que cruza para Benítez, que perde para Biguá, que estica para o “jovem” Gerson Canhotinha, que ajeita para Silva Batuta (outro “garoto”), que chuta sua famosa bomba, que vai pro gol, e Zizinho bate palma.

Sonho,puro sonho.

Agora é Dida, o homenageado da noite, que trama com Joel, que dá a Babá, que arranca gemidos ao riscar a defesa e rolar na saída do goleiro, o segundo tri empata, e Don Fleitas dá um sorriso, satisfeito. O aposentado Flávio Costa continua obcecado, não quer perder nem amistoso, mas o clima é ameno, e Dotô Rubens aciona Duca, que perde pra o grande Domingos (sempre com enorme categoria), daí a Nelsinho, que ajeita para Henrique Frade, que chuta, na confusão um pé põe pra dentro, é gol, dois a um pro primeiro tri, mas agora ninguém mais presta atenção pra isso, é Flamengo contra Flamengo, é pura magia, espetáculo, comoção, é a gaita de Ari que trila junto com o apito final, não há vencedores ou vencidos, duas gerações de tricampeões trocam abraços e afagos numa retumbante comunhão com sua nação, que explode em palmas e cânticos emocionados. Ninguém está imune, nada está indiferente à belíssima expressão de fé flamenga professada dentro das quatro linhas do Maracanã.ImageImageImage

Mas ainda há mais.

Agora é a hora do jogo principal. O time titular do Flamengo entra em campo, junto com uma equipe que veste alvinegro, mas não é o Botafogo. São europeus. O placar esclarece, é a Juventus de Turim, é o poderoso campeão italiano. Olhar mais atento, logo se pode identificar suas estrelas, estão lá o goleiro Zoff, os defensores Scirea e Gentile, o meia Causio, o atacante Bettega, metade da seleção italiana.

O jovem árbitro José Roberto Wright dá início à partida. Eu não estou refeito do choque da preliminar, e agora vejo diante dos meus olhos uma nova constelação de craques. Rodrigues Neto, Liminha, Doval, Zico, Júnior…

Os italianos se entrincheiram atrás, chamam o Flamengo, que, pleno da impetuosidade de seu time jovem, aceita o combate e cai na armadilha. Primeiro contragolpe, Cantarele salva. Segundo ataque, agora é Rondinelli que se atira na grama e evita o perigo. Mas na terceira bola os italianos saem na frente. O Flamengo parece assustado, e o torcedor, ainda zonzo, mal consegue gritar.

É uma noite linda, de festa. E um garoto alto e magrelo começa a pensar que isso do Flamengo perder não tá certo. E começa a chamar a bronca. E começa a mudar a história do jogo. No meio de tantos craques, Geraldo resolve jogar bola. O torcedor coça a cabeça e sorri. Porque quando Geraldo quer bola, adeus.

Cabeça levantada de monarca, Geraldo vai ignorando solenemente o mais temido e respeitado sistema defensivo do planeta, e distribui passes cortantes e precisos, e lançamentos aveludados, chamando Júnior e Rodrigues Neto pro jogo. Numa dessas tramas, Geraldo acha Doval, o endiabrado Doval, que se livra de seu marcador e manda a bomba, Zoff faz grande defesa e espalma, o próprio Doval vem no rebote e mergulha de cabeça, é o empate, suado, na raça, bem do jeito de Doval, bem ao gosto flamengo, o estádio explode, vejo-me berrando e gritando gol. Sei como isso vai acabar. Mesmo que não soubesse.

Porque a Nação agora quer a vitória, enche-se de flama, e vai empurrar seu time até o fim. Zico, caçado por todo o jogo, recua, faz o balanço com Geraldo, que continua imarcável, assobiando suas jogadas de gênio e enlouquecendo adversários, companheiros, torcedores e jornalistas. Geraldo gesticula qualquer coisa pra Zico. Recebe de Doval, e começa a trotar um trote impassível, inatingível, pairando pela defesa italiana, nem olha o solo, leva um, dois, três, quantos aparecem pela frente. Zico, que já sabe o que fazer, acompanha o lance e numa piscadela percebe a bola lhe grudando os pés, oferecida manhosamente por um assobio afetuoso do amigo. O Galinho espera Zoff lhe dar um canto, apenas para deslocar o consagrado goleiro e rolar macio no outro lado. O Flamengo vira, faz 2-1 e vai ganhar do campeão italiano, uma virada que coroa uma noite de gala, em que a palavra final é de Zico.

Como brinde, uma espécie de recital é executado por um moleque que faz sua estreia nessa noite, um menino magrinho, que arranca dribles e risadas. Um tal de Júlio César. Esse promete. muitos dizem. E, às gargalhadas, termina a partida.

O gigante de cimento vai-se esvaziando aos poucos, escoa-se uma multidão feliz e risonha, que canta alegre sua paixão. Sem forças, deixo-me abandonar enquanto as lágrimas insistem em molhar-me a face. Úmida, minha vista embota-se, e os contornos da incessante luz começam a se misturar ao verde intenso, ao negrume celeste, amalgamando-se em uma nuvem disforme, que me vai envolvendo em um sono profundo, saciado, pleno.

Acordo. E volto à vida.

E sim, um sorriso me remete de volta à pergunta “e se pudesse voltar no tempo?”, sim, agora tenho a resposta clara, cristalina.

05 de julho de 1975. A noite em que o Flamengo viu sua história jogar futebol.

Anúncios

63 comentários em “Alfarrábios do Melo

  1. Só pra complementar o post,

    No comecinho do vídeo (0:12 a 0:18) tem um lance do Geraldo nesse jogo da Juventus.

    Pra constar, o Geraldo foi o único daquela base dos anos 70 que diziam ter talento comparável ao do Zico. E muita gente dizia inclusive que o Assoviador era até melhor. Enfim…

    À noite volto.

    • Sensacional.Sensacional.

      Os jogos, o texto, o Flamengo daquela época.

      A pergunta que nunca calará é:que tipo de jogador teria virado o Geraldo e o que isso teria representando em termos de títulos para o Flamengo?

  2. Melo, te odeio!

    Numa época como esta você vem com estes seus textos magistrais e só me faz passar o dia mais puto ainda com nossa atual situação.

    O que fizeram com nosso Flamengo???

  3. “Bottinelli, contra a Ponte Preta, teve o mesmo tempo de bola do lateral, deu dois dribles certos e não errou nenhum, acertou 71 passes e errou apenas quatro. Atuando como lateral, Léo mantém a mesma média de aproveitamento.

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/flamengo/Numeros-Leo-Moura-apoiador-Fla_0_775722511.html#ixzz26p9AWp6m
    © 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! ”
    onde está seu Deus agora…??????????

  4. Sacanegem, Melo. Fazer a gente, em pleno expediente, na frente dos colegas de trabalho, ficar disfarçando olhos molhados e nó na garganta, cara? E ainda ter que comparar isso com a realidade de hoje? Sacanagem…

  5. bom dia nação…………..

    qué isso !!!…..10:25hs da manhã e eu chorando……………….

    SHOW DE BOLA !!!!….MUITO OBRIGADO !!!!

  6. Belíssimo texto Melo, retrato fiel de uma época de ouro do Flamengo. Que contraste com o time atual, triste, muito triste fazer a comparação entre estas duas épocas. Mas ao mesmo tempo que me vem a tristeza, renasce a esperança de dias melhores, sem esta balburdia atual, sem esta sensação de impotência. O Flamengo não morrerá, nunca. Um dia o resgataremos, que SJT nos ajude.

  7. Hum, parece que consegui.

    Valeu os comentários. O post é bom pra mostrar um pouco do que a Gestão da nadadora está roubando da gente.

  8. http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/09/17/avai-aguarda-pagamento-para-confirmar-ida-de-cleber-santana-e-renato-para-o-fla.htm

    O Cléber Santana vem emprestado, menos mal. Mesmo assim, é uma contratação que soa a desespero, até porque o perfil do futebol dele é o extremo oposto do que o torcedor flamengo gosta. Acho que ele vai ter muita dificuldade para se criar na Gávea, enfim.

    Bem, mas no GE tão dizendo que o Hernane está querendo melar o negócio. Parece que não “conversaram” com todo mundo…

    • Melo, li em algum lugar que ambos vem até o fim de 2014.

      Se for isso, péssimo.

      • bcb, mas pelo menos o CS vem emprestado, é mais fácil se livrar dele, teoricamente.

        Eu acho que o Zinho veio pra cuidar do futebol e, diante da absoluta inépcia e incapacidade do Cascão Coutinho, acabou assumindo essa coisa de contratação. Problema é que o Zinho se mostrou amplamente despreparado para lidar com a tarefa, e se perdeu completamente.

        E o que complica é que, a essa altura, a montagem do elenco de 2013 já deveria estar em andamento, com a discussão de nomes etc. Mas isso não vai acontecer, por conta dessa briga de rebaixamento (que eu quero crer que passa em umas cinco/seis rodadas) e por conta das eleições.

        • Sim, mas por que vc acha que a vinda por empréstimo facilita uma possível saída?

          Eu imagino que o CS tenha extendido seu contrato com o SPFw que, por sua vez, o emprestou para cá, algo assim.

          Mas na prática isso é apenas uma garantia que se o Cs jogar muito e for vendido, o SPFW ou o clube que o tiver sob contrato, vai receber algum.

          em qualquer caso é o Flamengo o responsável por pagar seus salários por 2 anos e 3 meses.

          Para um jogador de 31/32 anos que simplesmente foi enxotado da Série A e agora volta como salvador.

          Me parece péssimo e o pior é que nem se o CS jogar bem AGORA a coisa faz sentido, por que se cair de produção ano que vem, ou mudar o treinador e não quiser contar com ele, teremos um novo Kléberson, meses depois de termos nos livrado do original após anos de tentativas.

          Já imaginou o Zinho montando o elenco de 2013?Nessa brincadeira de inventar um diretor executivo sem experiencia e sem estrutura, o Palmeiras está com o bilhete comprado para a Série B.

          • Pera lá, o Flamengo vai pagar o salário do cara também?

            Já saiu na imprensa que o Flamengo vai pagar o salário dos caras que estão saindo. Não é possível que o clube também arque com os que estão chegando.

            O CS está saindo por cima lá do Avaí, foi destaque do time etc. Se não der certo no Flamengo e estiver pra sair, tenho certeza que os caras buscam ele de volta, fica mais fácil negociar algo assim com o cara emprestado.

            Porra, mas se o Flamengo estiver arcando com o salário dele também, para tudo. Ai é pra fechar a loja.

            • Melo, com certeza absoluta o Flamengo vai pagar os 5 salários.

              Além disso, vai comprar 40% do zagueiro, se este for aprovado nos exames.

              Ou seja, está pegando dois caras que são destaques de um time médio da Série B como solução a longo prazo sendo que o Flamengo só precisa mesmo de uma ajudinha de 3 meses, para acabar 2012.

              Além disso está subvalorizando o Negueba, destaque da CSP 2011 e recentemente vetado para ir jogar em Portugal, o Hernanes, artilheiro do Paulistão, e do Thiago Medeiros revelação do Carioca desse ano e que jogou 3 jogos.

              Negócio péssimo, amador e lesivo.

              zinho não consegue vender água no deserto, seu despreparo está ficando constrangedor.

  9. Vou ter que separar os textos do Melo pra ler sozinho e em casa. Chorando no escritorio uma hora dessa é f….

    Mas uma obra prima do Melo. Texto maravilhoso.

  10. Pô Melo, me emocionou aqui. Mais um texto sensacional. Essa história do Geraldo é daquelas doloridas de lembrar até por quem não viveu. Uma lástima, uma imbecilidade. Era o nosso Sócrates. Puro cérebro e elegância. Em meio a tanta mediocridade no Flamengo atual é impossível não se emocionar ao lembrar o quão rica e original é nossa história. Obrigado, meu caro. Romeiro.

  11. O Geraldo era um sujeito muito curtidor, a carreira dele não engrenava por causa disso. Não era muito de treinar, de levar as coisas a sério, era muito inconstante em campo.

    Mas quando o sujeito tava no dia, sai de baixo.

    O estilo dele era parecido com o do Sócrates mesmo, mais elegante, de dribles curtos, de passes precisos e chute forte. E era gênio.

    Num exercício de futurologia, ele jogaria com a 8 e o Adílio passaria para a esquerda, fazendo os dois um rodízio parecido com o que o Zico e o Tita faziam na direita.

    O time seria Raul, Leandro, Mozer, Marinho e Júnior; Andrade, Geraldo e Zico; Tita, Nunes e Adílio. Seria ainda mais letal do que o que fez história. Claro, admitindo que o Geraldo iria vingar, dar certo.

    Mas o destino não quis assim.

    • Talvez várias histórias poderiam ter sido diferentes. A da seleção de 78, a de 82 e a do próprio Flamengo, que poderia ter conquistado ainda mais títulos. Fica a lenda.

  12. http://www.lancenet.com.br/flamengo/Venda-cerveja-estadios-liberada-Carioca-2013_0_776322394.html

    Boa notícia pra quem vai aos estádios. Podiam acabar também com essa imbecilidade de tocar o hino (obrigatório em várias cidades).

    • Essa proibição é fruto da tradição mimética da nossa elite econômica e política em relação ao centro. “Se lá proibiram, em alguns lugares, vamos proibir aqui também porque deve dar certo”. Sem em um mísero segundo refletir sobre a abissal diferença cultural.

      Mas numa outra reportagem tinha lido que a proposta deles era proibir no entorno e liberar dentro do estádio, o que é também uma imbecilidade e salta aos olhos o oportunismo econômico. Tem é que liberar geral. Nessa dizem que os clubes querem a liberação no entorno também. Ótimo, pois poucas coisas são tão gostosas quanto tomar uma cerveja antes de um jogo de futebol.

      E confesso que em jogos muito decisivos a cerveja não é um prazer para mim, é uma necessidade, sob pena de um dia ainda ter um piripaque dentro de algum estádio sofrendo pelo Flamengo.

  13. A Gávea é uma mãe, sairiam com o Flamengo pagando os seus respectivos salários … E não querem, preferem ficar ” em separado “. Triste:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/09/zinho-espera-aval-mas-admite-que-negociacao-com-o-avai-pode-melar.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=ge_flamengo

  14. http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/09/17/avai-aguarda-pagamento-para-confirmar-ida-de-cleber-santana-e-renato-para-o-fla.htm

    Boa tarde a todos…

    Essa negociacao do Flamengo é uma piada. Se eu entendi bem o Flamengo vai dar o Negueba, Hernane e o Thiago Medeiros pelo passe do Renato Santos e mais o emprestimo ate o final do ano do Cleber Santana. Quero reforços sim mas assim nao da. É muita vantagem para o Avai. E o negocio pode pegar porque o Hernane que ganha uma bolada no Flamengo e deve ir ganhando muito menos no Avai ai diz que nao vai…

    Zinho pra mim mostrou ate agora que é muito lento nas contratações e pelo jeito contrata mal como os outros anteriores. Precisa melhorar muito para trabalhar no Flamengo…,

  15. Na verdade eles vao por emprestimo com o Flamengo pagando os seus salarios e mesmo asssim eles nao querem ir pois preferem ficar na reserva ou nem isso do que jogar num time da segunda divisao…

  16. Sensacional Melo!

  17. porra, Melo,

    me fazer chorar assim, sem nem um aviso prévio?

  18. Quando vai acabar o Coronelismo no Brasil?

    É os Sarneys, os Antônio Carlos das Bahia, os Barbalhos no Pará, a Patrícia no Flamengo achando que elege quem ela quiser…

    Meu Deus, qdo vamos acordar desse pesadelo?

  19. Melo, os seus textos são verdadeiramente tocantes.

  20. Fantásitico o Post!!
    Meus sinceros parabéns

  21. Belo texto do Melo! Eu vi o Geraldo jogar.Minha primeira lembrança de futebol foi sobre o trio Geraldo,Doval e Zico!Fui ate na missa de 7 dias do geraldo na igreja leblon pq morava na epoca la e estudava no santo agostinho!O Geraldo andava pelo bairro assobiando alguma musica e conhecia todos por la inclusive os pequenos Rubro Negros na qual fazia parte.Era muito querido,simpatico,conversador e popular no leblon.Bons tempos!Fatalmente Geraldo jogaria na seleçao em 78 ,82 ,Libertadores,Braos e mundial pelo Flamengo

  22. O que o MBallem deve estar pensando disso tudo?

  23. Olha,

    Se for confirmado que o Flamengo vai arcar com os salários de TODOS os jogadores envolvidos no empréstimo, é pra entrar, chutar a porta e meter intervenção.

    Não é possível, não se faz futebol dessa forma. Porra, já emprestaram DE GRAÇA um lateral-esquerdo que estaria jogando de muleta nesse time, liberaram praticamente DE GRAÇA um goleiro que teria mercado fácil na Série A, perderam DE GRAÇA a estrela do elenco por causa de uma irresponsável política salarial, fora outras bizarrices.

    É inacreditável, é bizarro, é inverossímil. Não é a questão técnica, se o jogador serve ou não pro clube, é a forma como detonam as finanças do clube.

    E vão perder a preço de banana TODO o time da Copa SP. Aliás, o primeiro já fizeram questão de tirar-lhe o valor de mercado.

  24. Como venho falando aqui desde o ano passado que o Leo Moura deveria ter passado atuar no meio campo pois na lateral nao dá mais pra ele. Mesmo o substituto de nome Wellington Silva ser apenas um jogador razoavel (por enquanto) conseguiu bater um bola muito boa no domingo principalmente fechando aquela avenida que vinha ocorrendo ja uns dez a vinte jogos atras. Espero que ele repita nos jogos que veem a seguir a mesma (ou melhor) performance que teve contra o Gremio…

    Ja o Leo Moura como era de se esperar nao jogou bem pois precisa de adaptação para funcionar por ali. É preciso deixa-lo atuar naquela posição por pelo menos uns 5 jogos e ai depois avaliar se ele pode ser titular daquela posição senao é banco pra ele ja que na lateral pra mim nao dá mais pra contar ele…

  25. Ja foi um bom passo que o Dorival deu ao colocar o Wellington Silva na lateral. Agora ele precisa melhorar a protecao a nossa zaga e principalmente a lateral esquerda. Nao da para o Ramon jogar sozinho por ali (marca muito mal) e so tendo a cobertura do inexperiente Frauches. Quando o Renato tava atuando era ele que protegia e ajudava o Ramon deixando aquela ala mais compacta. Precisamos achar um jogador que faca isso por ali enquanto o Renato (quando volta alguem sabe) nao volte…

  26. Nao sei o por que mas toda vez que o Ibson joga mais recuado (principalmente no segundo tempo) acho que sua performance melhora muito. Assim foi no domingo. Ele de segundo volante parece que fica mais a vontade e nao pode ter ao seu lado o Luis Antonio pois os dois gostam de atuar na mesma faixa do campo e ai o Flamengo acaba perdendo um jogador por isso. Ou é ele ou Luis Antonio a meu ver. E tambem é preciso que o Dorival chame a atencao do Ibson para nao ficar prendendo demais a bola por ali e nem tentar aqueles dribles que nao levarao a nada a nao ser contra-ataques perigosissimos dos adversarios…

  27. Continuo achando que a cabeça de area do Flamengo deveria ter um jogador que fosse agil e marcasse muito bem. Este poderia ser o Amaral que em todos jogos deveria marcar em cima o camisa 10 dos adversarios tentando ao maximo nao fazer tanta falta. O Caceres seria o outro cabeca de area que teria a funcao mais especifica de sair jogando, proteger os zagueiros e as vezes se colocando como um falso terceiro zagueiro…

  28. Melo, você me fez lembrar um filme chamado “Um campo dos sonhos” com Kevin Costner como um cara apaixonado por Beisebol q constrói em seu campo de milho, um estádio e velhos e lendários jogadores voltam a jogar nesse campo.!!! Como seria bom, fazer um maraca só para os lendários craques rubro-negros!!!

  29. Além de tudo, ainda surge a notícia que o tal Renato zagueiro está com uma lesão e pode ficar algumas semanas parado.

    Tá com toda a cara que vai melar.

  30. E no ataque pode mesmo sair no primeiro tempo com o Liedson e Wagner Love entrando no segundo tempo o Adryan….

  31. Entao o meu time hoje seria Felipe, Wellington Silva, Welinton (Gonzales), Frauches (Gonzales), Ramon, Amaral, Caceres, Ibson, Leo Moura, Liedson e Wagner Love…

  32. http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/rebaixamento-palmeiras-tem-92-de-risco-de-cair-e-flamengo-15.html

    Faltamos seis jogos fora e oito em casa…

    Os jogos em casa sao contra Fluminense, Bahia, Cruzeiro, Sao Paulo, Atletico MG, Figueirense, Palmeiras, Vasco e Botafogo

    Os jogos fora sao contra Atletico GO, Corinthians, Portuguesa, Atletico MG e Nautico.

    Tres jogos importantes que o Flamengo deveria ganhar de qquer jeito seriam contra o Palmeiras, Figueirense e Atletico GO, que sao seus concorrentes diretos ao rebaixamento…

    O jogo do Atletico GO sera o proximo no estadio Serra Dourada. Jogo de seis pontos…

  33. Sobre esse assunto de fornecedora de material esportivo (tao bem escrito pelo Dão aqui ontem – tava sumido hein rapaz) eu acho que o contato que o Flamengo possui para este tipo de serviço é muito mal escrito, redigido e vou dizer o por que: se existe a possibilidade de a qualquer hora uma empresa aparecer e fazer uma proposta entao seria obrigatorio que o contato possuisse uma clausula onde a multa rescisoria ficaria a cargo da nova firma que fosse contratada…

    No caso atual bastaria Adidas na sua porposta feita ao Flamengo inserisse o valor referente a multa para que o Flamengo rompesse com a Olympikus, somente isso…

    Nao pode é o Flamengo receber uma proposta para daqui dois anos e meio pra comecar a sua validade e o Clube ficar com uma outra empresa durante esse periodo. Com certeza a atual fornecedora sabendo que nao continuara mais no Flamengo vai comecar a andar de lado ou pra tras com tudo que se relaciona ao Flamengo durante esse tempo…

  34. http://www.lancenet.com.br/flamengo/Numeros-Leo-Moura-apoiador-Fla_0_775722511.html

    Acho que é mais uma questao de adaptacao. O ruim disso tudo é que o contrato do Leo Moura vai vencer no final do ano entao temos duas coisas que podem acontecer:

    1. o jogador tenta o mais rapido possivel se adaptar e tira o Flamengo de ir para a segunda divisao e com isso abre mercado pra ele em outros clubes para jogar nessa posição (inclusive no Flamengo);

    2. ele nao consegue se adaptar rapidamente e com isso o Dorival precisa tira-lo do time sob pena de o Flamengo se afundar de vez. Hoje nos nao temos um jogador capaz que possa atuar com a camisa 10. Acontecendo isso é melhor a gente torcer pela volta rapida do Renato (principalmente) e do Airton para formamos um meio campo que jogue mais para o time.

  35. To saindo porque conversar com a gente mesmo fica muito dificil. Fui…

  36. Zinho é um cara legal, mas não dá pra perdoar ele nessas mancadas. Não há falta de dinheiro que justifique não consultar os jogadores envolvidos antes de acertar o negócio ou tantas propostas ruins. Que trabalho fraco.

    • Esse Zinho nunca me enganou, desde a sua 1ª semana no Flamengo eu disse que era furada e seria decepção. Não precisa de muito para ver se o cara vai errar ou acertar, tem o momento certo para isso e o ele teve seu momento, não fez. Bastou ali pra mim ver que o cara não era de nada.

  37. Foi real!….foi real!!!

  38. “Autor do gol que livrou o Flamengo da derrota diante do Grêmio, o meia Adryan é a grande esperança para mudar o atual cenário rubro-negro, mas o menino, de 17 anos, ainda é motivo de preocupação para a comissão técnica por causa da personalidade. Companheiros do meia-atacante comentam que ele chegou a ficar deslumbrado com a subida para os profissionais e, muitas vezes, demonstra muita dificuldade para se concentrar.”

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/flamengo/Esperanca-Fla-Adryan-preocupacao-comissao_0_775722565.html#ixzz26qwMk3E1
    © 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

    Pnesem nisso antes de criticar o Dorival por não colocá-lo.

  39. Zinho é aprendiz. Tem boas características e qualidades pessoas, mas isso não é suficiente para o êxito em um canário como o Flamengo de hoje.
    Seu pulso firme, sua bagagem de futebol e boa índole, não superam o fato dele ser ainda um aprendiz num cenário onde além de não existirem tutores, os seus colaboradores são pessoas nefastas e de péssima índole (Michel Levy que o diga).
    Por essas e outras a balança de erros e acertos já tende mais pesada para o lado errado já tem algum tempinho e a tendência é de queda.

  40. Que decepçao o zinho como diretor de futebol.Fiquei com saudades do Veloso e o Isaias!PQP!Tb concordo que o zinho tem boas intençoes mas nao errou so agora.Errou desde da pre temporada.
    Perdeu a chance de reforçar um time desmanchado depois do carioqueta na tal janela e deixa para ultima semana para o encerramento para se reforçar.Muita demora,descaso e incompetencia.PQP!!!Assim nao dá e pior que o Zinho nao tem plano B.Zinho tem que escolher outra profissao!Flamengo nao é Nova Iguaçu!

  41. Como venho falando aqui e concordo com o Marco Correia ai em cima o Zinho nao tem cacife ainda para ser diretor de futebol do Flamengo. Demorou demais nas contratações do exterior e depois demorou mais ainda nas contratações internas (aqui no Brasil). Ta brigando pra trazer dois jogadores do Avai tem umas duas semanas e olha que o Presidente do Avai é seu super amigo. Ta certo que ele ta cercado so de gente ruim mas mesmo assim ele poderia ter feito coisa melhor. O time do Flamengo nao é o pior do campeonato brasileiro mas o seu elenco é e o time nao ta evoluindo muito pelo contrario. Ta patinando assim como Zinho e o Dorival, este ultimo ta um mes na Gavea e ainda nao internalizou que o Flamengo ta ai para lutar contra o rebaixamento. Espero que ele nao mexa mais no lado direito defensivo do Flamengo e nem no ataque e parta agora pra proteger mais os zagueiros e principalmente resolver de uma vez por toda a avenida Ramon…

  42. Espetacular texto, Melo.

    Clap, clap, clap!

  43. Com dores no abdômen, Muralha segue em tratamento médico http://bit.ly/RpvJc8

    Serio, quando o cara faz uma sequencia de 2 bons jogos, aí se machuca.
    Estava achando ele mais maduro e sem comprometer, mesmo com as derrotas pro Coritiba e Santos.
    😦
    Ai é russo manolos.

  44. uma (grande) dose de exagero.
    Mas é só exagero, não é mentira, não:

    http://www.ricaperrone.com.br/2012/09/em-casa/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: