13 Comentários

Gestão – Reflexo de Sua Torcida

Falar de Flamengo é ter sempre insumos para discorrer sobre qualquer tema. Do futebol ao parquinho temos assuntos, críticas e as mais diversas opiniões. O fato é que hoje tenho um caldeirão de opiniões em ebulição. Tudo isso reflexo do que vem acontecendo com o nosso Rubro Negro nos últimos 3 anos. E eleição em particular é um assunto que deveria ser de interesse geral. Não obstante termos um numero de sócios ínfimos diante da grandeza de nossa torcida, este é um assunto que fica restrito e limitado à uma pequena parcela de torcedores (ou não torcedores- frequentadores do parquinho).

Tive a oportunidade de, no ultimo podcast do FMAF, conversar com alguns membros de Torcidas Organizadas, e nesta conversa pude constatar que não existe um trabalho de conscientização da importância em tornar-se parte do clube. Acordem! Não estamos na Fla-Suíça, onde tudo deveria funcionar perfeitamente. Onde deveria existir um trabalho para angariar sócios. Até porque fica muito mais difícil convencer a massa, enquanto temos uma pequena parcela em nossas mãos.

O trabalho aqui é inverso. E terá que acontecer de fora para dentro. É inaceitável membros de To´s que nem ao menos sabem o custo de tornar-se sócio. Logo eles, os que mais se beneficiam e possuem relação estreita com a gestão do clube. E ganhariam muito mais força se pudessem além de fazerem parte de um movimento imenso, que lotariam estádios. Poderiam, como sócios, pleitear a favor de todos, e além disso, unir forças para colocarem na gestão do clube aquele que pudesse atuar e ser cobrado. Ser apenas torcedor é inócuo. Não encontraremos vantagem e nem promoveremos mudanças.

E hoje estamos diante de TOs que visam apenas vantagens, porque o que podemos acompanhar é que nestes últimos 3 anos não tivemos um movimento de cobrança à atual gestão. E não venha me dizer que o trabalho de cobrar é apenas meu ou de qualquer outro torcedor das arquibas, porque nós não nos beneficiamos de NADA, que vem do clube. Todo meu investimento é 100%. Porque independente de quem está lá, eu sou Flamengo, não sou torcedora de pessoas, e sim da história que meu clube construiu.

A maioria parte da prerrogativa de que precisa encontrar vantagens para fazer parte. Eu compreendo que é difícil investir uma grana em nada. É como se pegássemos este dinheiro mensalmente e rasgássemos. Porque, hoje, ser sócio é apenas uma vaidade de possuir uma carteirinha do seu clube. Sem que isso traga qualquer benefício.

Terceirizar um programa sócio torcedor, colocar pelo menos 25% da receita nas mãos de estranhos, e dar de bandeja um dos mais valiosos patrimônios, a torcida. Se bem que nem tal programa é digno de respeito, porque simplesmente não existe. Fica como um eterno potencial a ser explorado. Até quando?

Toda relação deve ser via de mão dupla, mas este movimento de mudança precisa ter um start up. Creio que muitos já se conscientizaram, e podemos observar que algumas chapas de oposição se interessam não somente pelos que votam, mas também por aquele que torce. Porque mesmo não sócios, a torcida é sim um ativo no patrimônio do clube. E tem o direito de ser ouvida, e também de conhecer quem quer fazer pelo Flamengo.

É providencial que se extermine com este modelo de “feudos” que se instaurou ao longo da história do clube , onde só fala mais alto o diretor e ninguém mais. Todas as áreas do clube nas mãos dos interesses eleitoreiros de quem hoje atua por lá. E já que a palavra da moda é profissionalização dentro do clube, vamos atuar no trabalho de disseminar as propostas dos candidatos oposição a Mandatária Usurpadora e o primeiro marido anti Rubro Negro.

É um grande passo perceber o interesse da torcida na oposição, e é uma oportunidade desta oposição em estreitar esta relação com quem quer mudar a história da entidade. Porque passamos muitos anos fazendo o espetáculo aplaudindo quem está dentro das quatro linhas e não penetramos na realidade Rubro Negra. É hora de viramos esta página e construímos um Flamengo que tem todo potencial de tornar-se o maior clube do mundo. Além de ser o que possui a maior torcida.

Sejamos, nós torcedores, espelho para que a gestão que entrar possa ser reflexo do apoio que dedicamos ao Flamengo.

Proteste já:

#NadaImportaSemOFlamengo

Marcella de Miranda
@MarcellinhaRJ

Anúncios

Sobre marcellinharj

Marcella de Miranda, ou simplesmente “Marcellinha”, é Carioca, nascida em 1981 (o primeiro ano do resto de nossas vidas), Mangueirense e Rubro Negra, filha de Rubro Negros, não aceita membros da família torcedores de times de série B e C! Profissional de marketing, atua há 11 anos em uma multinacional no segmento de Telecom. Musa do Podcast FMAF LIVE, dona do Blog MarcellinhaFla e colaboradora dos sites Flamengo NET e Acima de Tudo Rubronegro. Junior é seu maior ídolo! Abriu mão do blog pra chamar de seu e juntou-se com seus amigos para criar dois blogs pra chamar de nosso! Adora a festa nas arquibancadas, mas desceu de lá para Falar de Flamengo que é a sua maior paixão. E fala muito, fala muito! Twitter: @MarcellinhaRJ

13 comentários em “Gestão – Reflexo de Sua Torcida

  1. Desculpa, Marcella, mas não dá pra esperar nada desses “organizados”. Eles estão muito confortáveis ganhando ingressos e ônibus para os jogos fora, ninguém pensa no bem do Flamengo, mas no bem próprio.

    Triste realidade!

    • Realmente, não espero mais nada das TOs. Se a alvorada rubro-negra acontecer com a eleição de Wallim aí podemos ter esperanças de que aqueles líderes de torcidas não mais estarão recebendo vatagens.

      Somente assim passarei a acreditar nos aplausos e nas vaias. E voltarei a frequentar o setor leste do Engenhão.

  2. Saudade do tempo em que a torcida tinha a capacidade de se indignar…
    SRN!!!

  3. Bom dia a todos…

    Minha cara Marcella seu post ate que explanou situações realmente que deveriam acontecer ha muito tempo no Flamengo mas por outro lado acho que vc tocou num ponto que nao tem jeito de se consertar que é fazer os membros das TOs se tornarem socios e assim serem representantes da grande maioria dos rubro-negros espalhados por este Pais e exterior. Pelo amor de Deus essas TOs so querem levar vantagem do Clube sem falar naqueles inumeros marginais e vandalos que as compoem invariavelmente. Jamais deixarei eles me representarem junto ao Clube. Alias eu nao deixo isso nem para aqueles socios antigos do Clube. Nao acredito em nenhum deles e jamais passarei procuracao em branco para eles me representarem la na Gavea nem que seja ate para dar um bom dia…

    Se os membros das Embaixadas na sua maioria esmagadora nao sao socios do Flamengo imagino se esses marginais (das TOs) vao querer tirar do seu bolso alguma dinheiro para pagar a mensalidade para ser socios. Esquece isso de vez minha cara Marcella. So pra vc ter uma clareza cristalina sobre o assunto veja que o socio mais conhecido do Flamengo que é o Sr.Moraes (antigo blogueiro da FlamengoNet) ta achando tudo muito bom e ao que parece vai votar na Dona Patricia. Entao estamos muito mal representado seja na TOs, seja nos socios que vivem la Gavea e seja ate nas Embaixadas (com respeito a alguns)…

    Ou os verdadeiros torcedores comuns se conscientizem de vez que precisam arranjar um jeito de se tornarem socios do Clube ou veremos mais uma vez (e nao sei quantas vezes mais) a Dona Patricia se reeleger agora no fim ano. Pelo andar da carruagem ou o Flamengo cai para a segunda divisao e ai a reeleicao de Dona Patricia vai ficar dificilima ou entao se o Flamengo permanecer na divisao de elite do futebol brasileiro é quase 100% que ela seja reeleita e isso com menos de 1000 (mil) votos ja que a oposicao por ser esperta demais lancou uns 6 candidatos…

  4. E o Dorival continua escalando mal o Flamengo. Nao sei quanto tempo ele esta na Gavea mas parece que ainda nao conhece o perfil de seus comandados, infelizmente. Ele nao consegue escalar um time que tenha forca no ataque, meio campo e defesa ao mesmo tempo. Sabe aquele negocio de cobertor curto é assim que funciona a cabeca do tecnico Dorival…

    Por outro lado acho ate que ele tem alguma razao neste momento de contar com os jogadores mais antigos mas isso nao pode fazer com que ele abra mao por exemplo de ter um ataque melhor no jogo de hoje contra o Corinthians..

    O empate ate que é um bom resultado mas se podemos ate ganhar o jogo hoje porque entao nao armar um time mais coeso, mais compactado e principalmente mais equilibrado nos tres setores. Eu nao sei quem tem tres cartoes amarelos ou recebeu um vermelho no ultimo jogo ou ate ainda nao tem condições de jogo mas a melhor escalação pra mim hoje seria Felipe, Wellington Silva, Welinton (fazer o que), Frauches, Magal (fazer o que), Amaral, Muralha, Renato, Cleber Santana, Adryan ou Liedson e Wagner Love…

    Por que Amaral, Muralha, Frauches, Adryan ou Liedson. Amaral para marcar (o campo todo) o Douglas que gosta de apresentar sempre contra o Flamengo aquele futebol que ele nao tem. Muralha para proteger a zaga que é muita fraca no combate direto e ainda cobrir as laterais quando possivel (principalmente o lado direito ja que o esquerdo o Renato pode fazer isso com o Magal). Frauches porque esta jogando e com ritmo de jogo e Adryan ou Liedson para o Flamengo nao esquecer que deve atacar e contra-atacar no jogo de hoje e quem sabe sair de la com 3 pontos. Sera que é dificil pensar assim meu caro Dorival ou ta com medo dos medalhoes…

  5. Roberto, realmente diante do Flamengo que estamos vivemos, mudanças não parecem factiveis. e a falta de interesse das organizadas em fazer parte do clube é assutador. querem apenas se beneficiar. isso é uma triste realidade. creio que mudanças na gestão já será um grande passo para que o Flamengo torne-se um clube da grandeza que sua torcida merece. abç,

  6. Voltando ao assunto do post vc sabe minha cara Mercella e demais integrantes do Blog que as Embaixadas do Flamengo tem mais de 40 mil membros. Se todos fossem socios do Flamengo com certeza jamais uma Patricia da vida (ou outros que vieram antes) seria Presidente do Flamengo…

    Eu moro em Brasilia e na maioria das vezes assisto o jogo do Flamengo num quiosque ou num bar. Aqui na Capital Federal tem muito desses estabelecimentos que transmitem os jogos. Chego uma meia hora antes do jogo iniciar e saio depois uma meia hora tambem. Entao fico la umas tres horas em media. Claro que tomo umas geladas e belisco uns petiscos nesse periodo. No fim minha conta chega ai a uns trinta reais. A cerva aqui em Brasilia nesses locais esta custando entre 5 a 7 reais. Agora se eu posso gastar uns 30 reais para assistir um jogo do Flamengo como vou dizer aqui que nao posso despender 40 reais por mes para ser socio off rio do Flamengo e poder votar para Presidente que agora é o nosso maior foco. Nessa mesma situação encontra-se a maioria dos membros das Embaixadas do Flamengo e uma boa parte dos 28 milhoes de torcedores rubro-negros que mora a mais de 100 km da cidade do Rio de Janeiro (que poderia ser socio off rio do Flamengo). Se isso nao acontece sinceramente eu nao sei te dizer o por que…

  7. A vontade de nao querer ganhar (nao é se expor sem necessidade), o medo de tirar os medalhoes que nao estao nao jogando nada, a nao escalação de um time equilibrado nos tres setores, na maioria da vezes pune quem faz isso. Abra os olhos Sr. Dorival porque se o Sr. tivesse fazendo tudo direitinho desde quando chegou o Flamengo ja estaria quase perto de se livrar do rebaixamento. Espero mais uma vez que eu esteja redondamente errado e o Flamengo venca ou pelo menos traga um empate la de Sao Paulo utilizando essa sua forma de jogar e a escalaçao que ta botando em campo hoje. Que Sao Judas Tadeu nos ajude e principalmente ao senhor e aos jogadores…

    Fui…

  8. http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2012/10/10/adidas-aceita-exigencias-e-acerto-caminha-com-fla/

    Antes de eu ir de vez tai noticia fresquinha sobre a fornecedora de material esportivo…

  9. http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2012/10/10/oferta-verde-a-alex-e-de-r-600-milmes/

    Mais uma antes de eu ir. Prestem atencao nessas noticias ai principalmente aquela cujo titulo é Promocao Eleitoral onde diz que media historica de votantes na eleicao do Flamengo é de 2 mil sendo que o conselheiro de nome Haroldo do Couto espera que compareça 3 mil (se fizerem uma promocao) na proxima eleicao. Isto quer dizer que quem for eleito Presidente do Flamengo nao vai ter mais do que 1000 (mil) votos conforme ja venho anunciando aqui faz algum tempo…

  10. JMario fui entao por favor assuma a cadeira principal do Blog…

  11. ja estou a postos meu caro Roberto. Vamos manter a peteca no alto.

    acho complicado essa relação das TO´s se mobilizarem em torno de eleição. É uma faca de dois gumes. Sabemos a tempos que as To´s se preocupam apenas com elas, oq seria uma união deles em torno da eleição de um proprio representante? não quero nem imaginar. O dever das TO´s deveria ser em torno do time e protestos por melhorias. Infelizmente representantes como o Moraes, esse sim tem amor pelo Flamengo, não existe mais.

    Para rumarmos em direção a uma democracia rubro-negra, acredito que só é possivel se for em ambito nacional. Uma campanha off-Rio para aumentar o numero de eleitores. Se registringir ao Rio, o resultado seria o comando das TO´s governando para as TO´s. Se conseguirem 800 eleitores conseguem eleger um presidente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: