12 Comentários

Abrir mão de um sonho para dar fim a um pesadelo

Há alguns anos, um ex-capitão do BOPE me disse uma frase do Papa Paulo VI, pronunciada em um de seus discursos no Concílio Vaticano II (e aqui se esgota minha cota anual de uso de algarismos romanos): “O que nos une é muito maior do que o que nos separa”. Esta frase hoje em dia acompanha muitas das minhas decisões, tanto no trabalho quando na vida pessoal. Se transformou, aos poucos, na expressão “Lide com isto”, que veio do inglês “Get over it” ou “Deal with this”. Quer dizer basicamente que a união, através da História, sempre trouxe muito mais frutos para a humanidade do que a separação – ainda que muitas separações sejam bem-vindas, como a das repúblicas soviéticas que um dia já foram a grande congregação Camaradas Cuidado Com Pelé e hoje são países que preservam a sua nacionalidade. O seu sentido de Nação.

E é exatamente sobre Nação que devemos falar. A Nação Flamengo. Um país pode se dividir em dois. Se separar de outro. Se separar de uma União Soviética. Se separar de uma metrópole, deixando de ser Colônia.

Mas uma Nação, esta é maior do que tudo. O que nos une é a Nação.

E é por esse sentimento que se torna quase obrigatório a cada rubro-negro hoje reverenciar a figura de Ronaldo Gomlevsky, candidato do Planeta Fla, o candidato que mais conheço e que, evidentemente, mais confio. Ao abrir mão de sua candidatura, Gomlevsky citou dois motivos que enobrecem a sua já inatacável biografia: a necessidade de tirar Patrícia Amorim e o fato de que este gesto é um pedido pessoal de Zico. Na minha modesta opinião, quem faz algo porque o Zico pediu é merecedor de toda a minha confiança.

Ronaldo se tornou, a meu ver, o grande personagem destas eleições. Enquanto todas as discussões giraram em torno das éticas diferentes e variadas de ser candidato contra o Estatuto ou ser candidato sendo patrocinador do clube, Ronaldo foi republicano. Seu gesto, caso sirva para tirar a Patrícia, deveria ser lembrado por todos os rubro-negros. Um gesto que deveria ser seguido por todo e qualquer político brasileiro – mandar às favas ambições pessoais, vaidades, vontades, desejos, tudo em nome de um bem maior, de um algo que nos une e que é muito maior do que qualquer motivo de separação.

Eu jamais pediria ao Ronaldo que abrisse mão de sua candidatura. Porque se tem alguém que merece, pode e tem todas condições de ser presidente do Flamengo, este é Ronaldo Gomlevsky. Tem o defeito – ser turrão e às vezes intransigente – que, estatisticamente, mais vezes se transforma em qualidade na vida pública brasileira. É honesto, correto e direto. É alguém a quem eu daria um cheque em branco, por sua honradez.

Por isso, sei o quanto deve ter sido doloroso para ele abrir mão de se candidatar. E uma dor, não pela Chapa Azul – Ronaldo não apoiaria um “sapo barbudo” e nem agiria por conveniência –  mas por sua história pessoal, que merece ser coroada um dia com o cargo mais alto da Nação Flamengo.

Mas ele preferiu abrir mão de um sonho para dar fim a um pesadelo.

Por tudo isso é que eu defendo, desde já: Ronaldo Gomlevsky para presidente. Não do Flamengo, pelo menos agora. Mas da República. Mesmo que este não seja nosso cargo máximo.

E vamos à vitória de todos os rubro-negros.

Anúncios

Sobre Gustavo de Almeida

Jornalista, nascido em 1968 no Rio de Janeiro. Passagens pelos jornais O DIA, Metro, Extra, Jornal do Brasil, A Notícia e Lance!, pelo site Globo.com e por assessorias de imprensa, entre elas a da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, pela FSB Comunicação.

12 comentários em “Abrir mão de um sonho para dar fim a um pesadelo

  1. clap, clap, clap.

    Parabéns (e obrigado) ao Ronaldo pela sábia e generosa decisão.

    E parabéns (e obrigado) ao Gustavo pelo belo texto.

  2. Gustavo, parabéns pelo texto. Concordo 100% com o que vc escreveu e é com muito pesar que vejo que o candidato com mais qualificação para ser presidente do Flamengo, por todas as definições que vc destinou ao Ronaldo, está abrindo mão do seu maior sonho de vida. Quem não teve a oportunidade de conviver com ele não sabe o caráter que ele tem. O Ronaldo JAMAIS – e digo com todas as letras: J-A-M-A-I-S – participaria de algum esquema ou tomaria qualquer atitude que prejudicasse o Flamengo em beneficio próprio ou de terceiros. O Flamengo ganha com a saída da Patricia Amorim mas PERDE a oportunidade de ter um homem, verdadeiramente de fibra, e com o Melhor projeto de Governo para o nosso Clube. É uma pena!!

  3. Gomlevsky tomou uma decisão sábia, talvez até fundamental pra sacramentar a vitória do novo Flamengo profissional.

    Parabéns a ele, Galinho, Chapa Azul e a todos os envolvidos nessa luta contra a corja.

  4. seu gesto seria mais bonito se não tivesse participado do golpe contra o Wallin…

  5. Olá, amigos do Flamengo Net!

    Bacana a página, podemos trocar BANNERS como forma de parceria visando a divulgação e o crescimento mútuo? Se a sua intenção é SIM, veja que seu banner já se encontra na nossa página de parceiros, no link “OLHA EU AÍ”, sob o título “SITES/BLOGS FLAMENGO PARCEIROS – BANNERS”. Se preferir, visualize em http://www.futebronca.com.br/2009/11/parceiros-link.html#.ULUONeT7KDp

    Como forma de incrementar nossa parceria, tornei-se seu seguidor no blog, curti sua fanpage no FACEBOOK e tornei-me seu seguidor também no TWITTER.

    Faça-nos uma visita:

    Nossa Página – http://www.futebronca.com.br/

    Nossa fanpage no Facebook – https://www.facebook.com/pages/Blog-FuteBRONCA/162741783749884

    Nosso Twitter – https://twitter.com/BlogFuteBRONCA

    Aguardo contato pelo email: blogfutebronca@gmail.com

    Se preferirem, contacte pelo link “BOCA NO TROMBONE” na página inicial do site.

    OBS: as páginas não estão linkadas para que não achem que seja vírus.

    Fico no aguardo,
    SRN.
    Luiz Fernando Vétere
    http://www.futebronca.com.br/

  6. Excelente texto e excelente atitude do Ronaldo.
    A verdadeira oposição realmente se uniu.
    pra quem quiser o vídeo da coletiva onde ele anunciou

    http://www.livestream.com/tozzacam/video?clipId=pla_4d1fdad5-9170-40bc-8420-df5c58946220

  7. o texto mais ironico do, ja na historia, Flamengonet.

    fala sério, o ronaldo só serve pra uma coisa: se candidatar e pular fora. melhor: duas coisas.

    O flamengo ta sem pai, nem mãe nessa eleição.

  8. Novo post.

  9. JMARIO81 e CarlosEdu, vocÊs não estão bem informados sobre a pessoa do Ronaldo. E outra coisa: eu sou profissional, não escrevo nada em tom irônico.

  10. Gustavo, dos candidatos só conheço a Patricia Amorim. Era melhor eu nem ter conhecido. Não conheço nenhum dos outros candidatos, só de foto e de algumas declarações politicas. Leva a mal não mas o Ronaldo é a Patricia Amorim de gravata. Enquanto ela cuidou da piscina, ele vai cuidar da quadra de bocha e do salão de jogos.

    Mas realmente não o conheço. é minha intuição masculina.

  11. Gustavo, respeito a pessoa, mas sua atitude contra a chapa azul foi péssima, isso não dá pra negar…menos pior que ele teve tempo de consertar….

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: