31 Comentários

Só entende quem é Flamengo

* Texto de Oswaldo Tinhorão

47310_3615867250436_1844563279_n (1)

Terminada a apuração da primeira urna, e confirmada a derrota acachapante da srª. Patricia Amorim, Eduardo Bandeira de Mello, como convém ao Presidente da Nação, aceitou civilizadamente os cumprimentos da perdedora. Era a coisa certa, o gesto apropriado, naquela hora.

Não se esperasse, claro, da srª. Amorim, a coisa certa e o gesto apropriado por muito tempo. Ao deixar a Gávea, escoltada pelos jagunços que em três anos foram seu melhor escudo contra a crítica democrática, Patricia Amorim desandou a vomitar bobagens. Em vez de reconhecer erros e fazer votos de que, quiçá, daqui a dez anos sócios e torcida percebessem a importância de seu legado, a agora (Deus e São Judas Tadeu sejam louvados) futura ex-presidenta bostejou bobagens sobre “um monte de homens se reunir para derrotar uma mulher”. Uma coisa reconheçamos: com todos os defeitos que tem, Patricia Amorim tem a grande virtude da previsibilidade: quando acuada e derrotada, imediatamente se lembra de sua condição de mulher e choraminga contra um mundo injusto gerido pelos que têm pau. A acreditar nessa chorumela, a derrota dela própria nas eleições para vereador há de ter sido um complô de maridos ruins que determinaram a suas esposas em quem não votar.

Não é hora de enumerar os incontáveis defeitos de Patricia Amorim. O eleitor rubro-negro já os sopesou e referendou o nome aclamado pela torcida, em votação humilhante para qualquer presidente em exercício. Mas, se hoje passo ao largo do amadorismo e da complacência com o fracasso, da gestão temerária, da arregimentação de torcedores profissionais como camisas pardas e do desrespeito com a história do clube e seus ídolos, há um defeito que não quero nem posso deixar passar. In a nutshell, Patricia Amorim foi a pior presidente da história do Flamengo em 117 anos porque nunca antes, como em sua gestão, se tentou opor o torcedor ao associado como adversários e talvez inimigos. Nunca antes, em 117 anos, se pretendeu opor o parquinho ao futebol, o estacionamento à sala de troféus, o Cesar Cielo ao Zico. Que Patricia tenha sido derrotada por imensa mobilização da torcida, com votação maciça de sócios off-Rio — os que não freqüentam o parquinho –, há de ser um desfecho educativo para todos os prefeitinhos e eleitores de prefeitinhos.

O Flamengo, cavalheiros, é muito mais que duas piscinas, quadras de tênis, estacionamento, sauna e parquinho. É muito mais que os 2 mil e poucos sujeitos que saíram de casa (alguns de longe pra caralho) para dizer não a Patricia. O Flamengo são os milhões que ficaram ao pé do rádio aguardando o desfecho das eleições e torcendo contra Patricia Amorim. Quem não entendeu isso não apenas está errado. Quem não entendeu isso não é Flamengo.

O gesto de Eduardo Bandeira de Mello, como eu disse no início, se justifica pela magnanimidade que é preciso mostrar na vitória. Passado esse momento, no entanto, é preciso não cometer o mesmo erro de 2002. É preciso não nos conformar com a derrota, ou a destituição, de um presidente nefasto. É preciso derrotar também, e reduzir à irrelevância, os que deram sustento a essa forma antiflamenga de se fazer política na Gávea.

Que o primeiro passo venha no dia 13 de dezembro, data magna do calendário rubro-negro, quando se elege o Presidente do Conselho Deliberativo. A Chapa Azul não pode desmobilizar-se. E não pode se esquecer de que há, entre os candidatos, gente que não é Flamengo.

Anúncios

Sobre Alex do Triplex

Rubro-negro, pai da Alice e casado com a Mari. Filho de Ogum com a Oxum. Ácido, mas tento ser justo. E nada mais digo.

31 comentários em “Só entende quem é Flamengo

  1. Cara, estou em Parnaíba-Pi, longe pra cacete daí, mas minha paixão se equivale, pois mesmo num ano tão ruim nunca deixei de assistir a um jogo. Mas hoje foi o gol mais bonito, feito pelo camisa 12. Mas 1-0 é pra time pequeno, temos que no dia 13 fazer um outro golaço. Abraços aos rubro-negros.

  2. Brilhante o texto, muito bom mesmo.

  3. Parabéns pelo texto, de alma lavada e coração leve. Dia histórico onde a torcida que tanto desprezaram e humilharam colocou no limbo da história aqueles que a substimaram. TORCEDOR VOTA SIM!!!

    Dia 13 mais uma batalha para reaver o verdadeiro Flamengo, a eleição de Dumbrosck para presidência do CD para que possamos enviar os traidores para PQP com todas as glórias.

  4. Agora é hora de manter a guarda. O golpe mais forte foi dado. Mas o inimigo ainda não caiu, não beijou a lona. PArabéns pelo texto, emocionante!

  5. Eu to achando que a euforia ta muito grande. Os caras tem curriculo e tudo mas todos sabem a dificuldade que é fazer qualquer coisa dentro do Flamengo. Prefiro esperar um pouco e ver as ações deles antes de comemorar tanto.

  6. Artur, você tem razão. Parte importante do trabalho da chapa vencedora será administrar as expectativas (gigantescas) da torcida. Dia 1º — ou antes, se dona Patricia tiver um raro gesto digno e pedir para sair –, Bandeira de Mello & cia. terão a dura missão de enfrentar a realidade. Mas é hora de comemorar, sim, e muito. Porque, venham os craques que vierem (ou não), venham os troféus que vierem (ou não), a partir do dia 1º o Flamengo voltou a ser nosso. Com os erros e acertos dos seres humanos que o administram, que o nosso clube nunca mais seja gerido por picaretas que acham que o futebol é um detalhe, que é aceitável fracassar no futebol e acertar no demais, que imponham ao _associado_ falsas alternativas como o parquinho ou o futebol, os salários dos funcionários ou os troféus, a torcida ou o _associado_.

    Se o clube for gerido nessas bases, tratando o torcedor como seu maior patrimônio, e não como adversário e inimigo, não importam os títulos que ganhemos. Seremos o Flamengo de novo. O Flamengo sendo o Flamengo, qualquer joguinho contra o Bacaxá, o Canto do Rio ou o Botafogo é o meu maior prazer. Um prazer esquecido há três anos.

  7. Concordo que se tenha que comemorar, eu particularmente fiquei feliz, so acho que estão exagerando um pouco.
    Enfim estamos na torcida

    • depois de 3 anos de Omissa????
      acredito que este foi nosso maior titulo nos 3 últimos anos.

      • Eu so vou comemorar mesmo quando eu ver mudanças, promessas de campanha todos fazem. Quando eu ver um time decente em campo e uma gestão realmente boa.
        A hora que eu ver o patrocinio master essas coisas

        detalhe não estou duvidando nem dizendo que so prometeram, so estou falando que prefiro esperar acontecer. Acredito seriamente que vai acontecer, e que finalmente o Flamengo vai mudar. Mas todo cuidado é pouco.

  8. parabéns pelo texto Alex…é isso…a porrada agora tem que ser dia 13, vagabundo deve tá com o c…na mão…não deve tá passando uma agulha…espero que a chapaz azul responsabilize sim, todos os culpados…

  9. É isso aí, ano novo e nosso Flamengo está de volta, chega de amadorismo na gestão do clube, não creio em expectativas exageradas da torcida com o novo comando, ao contrário quem acreditou nesse projeto o fez justamente por pensar racionalmente e chegar a conclusão de como atual “jestão” subestimou potencial da marca para gerar receitas e montar um time decente. Cansamos de ouvir ironias de jornalistas e outras que o Flamengo é caloteiro, bagunçado etc. Foram três anos praticamente sem avanços, com exceção do Ninho do Urubu que ainda não foi finalizado. Nesse periodo o clube ficou entregue a pior corja de aproveitadores e desqualificados produzindo cenas lamentáveis, atingindo seu ponto alto com a “fritura” de nosso maior idolo. SRN

  10. Mais que um time com craques contratados a peso ouro, desejo é uma restruturação do Flamengo, com departamentos que realmente funcionem e de preferência com profissionais à frente. Basta de amadorismo e de apadrinhamentos políticos. E que seja criada uma comissão para uma atualização dos estatutos. Por tudo que ouvi do no novo presidente,é isso que ele se propõe. Sem uma estrutura por trás, nenhum time por mais craques que tenha não levará o Flamengo ao lugar que é seu por direito.

  11. Aêeee osvaldao tinhorão voltou!!!

  12. Bom dia a todos,

    O excelente texto do Tinhorão (escreva mais vezes, cara) levanta uma questão IMPORTANTÍSSIMA, que é a eleição do Conselho.
    Sendo mais direto, é preciso enxotar as pretensões do capitão do mato. Essa figura nefasta tem que ser expelida de qualquer expressividade. O Conselho Deliberativo não pode ficar nas mãos de gente disposta a fazer politicalha.

    A plataforma da Chapa Azul possui alguns pontos cuja proposta é agressiva. Para que sua implementação seja iniciada, é fundamental um Conselho funcionando de forma saudável.

  13. Bom dia a todos…

    De alma lavada. Sim porque passados oito anos mais ou menos de uma luta ardua (quase todos os dias) vejo que valeu a pena pois agora temos novamente o nosso Flamengo de volta…

    Realmente meu caro Tinhorao a primeira batalha foi vencida mas precisamos ganhar outras batalhas para facilitar um pouco a governanca por esse grupo (que pensa parecido com a gente) que agora vai comandar o Clube…

    Precisamos eleger agora os Presidentes dos Conselhos e vai ser mais uma dura batalha pois apesar da chapa vencedora ter um numero bem maior de membros nos Conselhos existem aqueles conselheiros vitalicios que geralmente sao quem definem os Presidentes desses Conselhos…

    Ontem ja passou agora vamos comecar desde hoje a trabalhar muito novamente para que possamos angariar votos desses conselheiros vitalicios/natos para que o Bandeira e seu grupo possam fazer as mudancas tao necessarias que o Clube precisa…

  14. Amigos, leiam este excelente texto do Lúcio de Castro, e para quem puder, passe para o Wallim e o Bandeira, pois alguém que diz que sua administração terá o “retrovisor quebrado, não olhará para trás e sim para frente” é um tanto preocupante.

    http://espn.estadao.com.br/post/296941_em-nome-de-zico

    Aguardo ansiosamente por este novo Flamengo. Minhas expectativas estão mais em cima do que nunca.

  15. bom dia galera, as coisas estão diferentes por aqui.

    enfim, finalmente o Flamengo existe de novo.

  16. Estão cogitando o tal de Ximenes pro futebol. Esse Ximenes, consta, fez um trabalho muito bom no Coritiba.
    Essa é uma boa notícia. Já mostra a mudança no perfil dos dirigentes. Ao invés de boleiros e gente “com jogo de cintura”, profissionais selecionados no mercado. É o primeiro passo para o fim do verdadeiro caos que parecia se perpetuar no futebol do Flamengo desde muito tempo.

  17. Aproveito a ocasiao para transcrever aqui como é formado (o que diz o Estatuto) o Conselho Deliberativo do C.R.Flamengo:

    Capítulo III

    DO CONSELHO DELIBERATIVO

    Art. 85 – O Conselho Deliberativo é constituído de membros natos, que compõem o seu Corpo Permanente, e de membros eleitos, que constituem o seu Corpo Transitório, todos maiores de dezoito anos e no gozo dos seus direitos estatutários.

    Art. 86 – O Corpo Permanente é constituído dos presidentes de Poderes em exercício, dos sócios Grande-Beneméritos, Beneméritos, Eméritos, Remidos e Proprietários, estes com mais de dois anos de vida associativa ininterrupta.

    § 1° – O sócio Proprietário que desejar integrar o Corpo Permanente do Conselho Deliberativo deverá manifestar, por escrito, esse propósito, nos três últimos meses do ano em que houver eleição para este Conselho.

    § 2° – Para os fins do § 1°, o sócio Proprietário será convocado, através de edital afixado na sede social e publicado em, pelo menos, dois jornais de grande circulação, no mês anterior ao início do prazo.

    Art. 87 – O Corpo Transitório é constituído de, no mínimo, cento e vinte membros efetivos e quarenta suplentes, eleitos dentre os sócios das categorias Patrimonial, Laureado e Contribuinte. Serão incorporados ao Corpo Transitório os quarenta primeiros sócios que figurarem na chapa segunda colocada – os trinta primeiros como efetivos e os dez subseqüentes como suplentes – desde que a soma dos votos das chapas vencidas atinja vinte por cento dos votos válidos, excluídos do “quorum” os votos em branco.

    § 1° – As vagas dos membros efetivos serão preenchidas pelos membros suplentes,
    obedecendo-se a ordem de colocação dos nomes nas respectivas chapas.

    § 2° – O suplente será empossado na primeira sessão que se realizar após a vacância.

    Art. 88 – Compete ao Conselho Deliberativo:

    Aprovado alteração em 16.12.1999

    I – eleger e empossar, trienalmente, no terceiro decêndio do mês de março, os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal, que entrarão em exercício no dia primeiro de abril do mesmo ano;

    II – eleger e empossar, trienalmente, entre os dias onze e quinze do mês de dezembro, o seu presidente e vice-presidente, cabendo ao presidente nomear dois secretários, que completarão a Mesa Diretora;

    III – eleger e empossar, no prazo de quinze dias, o vice-presidente do FLAMENGO, em caso de vacância do cargo;

    IV – empossar, trienalmente, em sessão solene, na segunda quinzena do mês de dezembro, o presidente e o vice-presidente do FLAMENGO, que entrarão em exercício no dia primeiro de janeiro;

    bem como tomar conhecimento da nomeação dos vice-presidentes de departamentos;

    Vamos fazer um pequeno exercicio de como vai ser/ficara formado o novo Conselho Deliberativo apos a vitoria da Chapa Azul:

    – Corpo Permanente: sera constituido dos Presidentes de Poderes em exercicio, dos socios Grande-Benemeritos, Benemeritos, Emeritos, Remitos e Proprieterios;

    – Corpo Transitorio: pelo que eu entendi e entendo do Estatuto a Chapa Azul tera 120 membros efetivos e 40 suplentes e a Chapa Amarela (da Patricia Amorim) tera 30 membros efetivos e 10 suplentes ja que esta ultima Chapa alcancou o percentual acima de 20% dos votos validos na eleicao de ontem..

    Se for verdade o que eu entendi e entendo do Estatuto mesmo que a Chapa Azul tenha 120 membros efetivos (oriundos dos socios Patrimoniais, Laureados, Contribuintes e Off Rio) este numero ainda sera bem menor do que a soma dos membros efetivos da Chapa Azul (30) e dos Presidentes de Poderes em exercicio (ai teremos gente da Chapa Azul), dos socios Grande-Benemeritos, Benemeritos, Emeritos, Remidos e Proprietarios. Sao nestes ultimos ai que a Chapa Azul vai ter que trabalhar para contar com os votos deles a seu favor…

    Vejam que o Estatuto ainda diz que os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal serao eleitos pelo Conselho Deliberativo. O total dos membros efetivos do Conselho Fiscal é 7 assim como serao sete tambem o numero de membros suplentes…

    Se eu estiver equivocado nessa minha explanacao ai por favor me corrijam…

  18. A hora é agora, com paciência, o Flamengo voltará a ser o gigante que sempre foi!

  19. Salve Tinhorão!

    Seus textos fazem falta aqui no blog – devem ser semanais!

    Saudações Rubro-Negras!

  20. O Lúcio de Castro disse algo fundamental em sua coluna:

    http://espn.estadao.com.br/post/296941_em-nome-de-zico

    A primeira providência da chapa vencedora deve ser a inauguração de uma ESTÁTUA do ZICO na Gávea, antes de qualquer outra coisa.

    Mata dois coelhos: primeiro, a correção de uma injustiça histórica – os maiores ídolos de clubes possuem estátuas nas sedes destes; segundo, dá um recado aos derrotados: não mexam com nosso ídolo, não mexam com a torcida do Flamengo.

    Saudações Rubro-Negras!

  21. A imagem no topo do post ficou nota 10.
    Ehehe…

  22. só uma questão: a nova diretoria vai ter um trabalho do cão apenas para limpar a casa e entender o tamanho do buraco.
    Nós, que apoiamos a mudança, devemos também apoiar administração quando não aparecerem resultados imediatos.
    Não se sai do caos para campeão do mundo em 1 ano (embora, como nossa querida Tia Paty demonstrou, o caminho contrário seja possível).

  23. Só não pode quebrar o retrovisor como disse o Eduardo Bandeira de Melo, tem que fazer uma auditoria para expurgar do mengão todos os inescrupulosos que governaram o Flamengo e esses não resumem-se apenas a gestão Patrícia Amadorim. SRN.

  24. Boa tarde a todos…

    Eles sabem contar a historia direitinho mas nao podemos deixar aqui de enaltecer, parabenizar e fazer inumeros agradecimentos ao grupo Socios Pelo Flamengo que foi se formando aos poucos com a participacao de alguns dos blogueiros da FlamengoNet…

    Lembro-me muito bem quando vinha (e ainda venho) aqui no Blog pedir ou ate implorar que a gente se associasse ao Flamengo pois uma hora ia aparecer alguem ou ate um grupo que pensasse igual ou bem parecido conosco que lancaria sua candidatura e se nao houvessem eleitores para leva-lo a Presidente do Clube de nada adiantaria. Minha mira era mais nos socios off rio pois a mensalidade era mais barata apesar de saber que o deslocamento no dia da eleicao poderia se tornar algo bastante dificil. Falava que o preco que a gente ia pagar durante alguns anos seria compensado com a eleicao do nosso candidato…

    Nao houve muito exito no tocante aos socios off rio mas alguns de nossos blogueiros
    acabaram se tornando socios contribuintes ou ate socios proprietarios e outros socios off rio…

    Foram eles que montaram esse grupo Socios Pelo Flamengo. Podemos ate citar alguns deles como o Rafael Mengao, Tiago Cordeiro e Andre Monnerat. Outros tambem vieram e assim o grupo foi tomando corpo. Nao sei a historia completa mas sei dizer que o trabalho deles foi de suma importancia para a eleicao da Chapa Azul. Poucos eles ainda sao mas acreditaram que o C.R.Flamengo poderia ja agora em 2013 comecar a tracar mais uma epoca extraordinaria de sua historia…

    Parabens mais uma vez a voces integrantes do Grupo Socios Pelo Flamengo pois a eleicao quem ganhou foi o Flamengo e Sua Imensa Torcida de 40 milhoes de rubro-negros espalhados por este Pais afora e no exterior mas coube a voces com muita luta, ousadia, perseverança e acreditando sempre que poderiam nos presentear no Natal que se aproxima um Flamengo melhor do que aquele dos anos 80…

  25. texto com pingos nos “Is”

  26. Novo post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: