50 Comentários

Alfarrábios do Melo

 “E quem eu sou? Só um torcedor. Eu não importo. Afinal, torcedor não vota. Mas derruba.” – MELO, Adriano, 24 de abril de 2012.

 Saudações FLAMENGAS a todos.

 E se fez a profecia. O mar azul varreu da Gávea a incompetência, a prepotência, o obscurantismo. Os associados consumaram a belíssima mobilização levada a cabo por inúmeros movimentos pulverizados em redes sociais, blogs, redes de discussão e negaram a continuidade da PIOR administração da história recente do Flamengo (por recente leia-se no mínimo os últimos 40 anos). Mais, identificaram-se com o discurso modernizador e nitidamente mais qualificado da Chapa encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello, acenando com a possibilidade REAL de, ao menos se iniciarem discussões efetivamente sérias sobre a necessidade de uma profunda reformulação no modo como a instituição deve ser gerida. Ao menos a cintilante mediocridade de Patrícia e sua caterva foi útil para proporcionar esse legado.

Mas, e agora eu externo sensações de caráter pessoal, o mais gratificante, o mais prazeroso, o mais delicioso foi constatar a viva, a ativa, a enérgica participação de ZICO, o nosso ZICO ídolo maior, em todo o processo. Além de emprestar sua imaculada imagem à causa, o Galinho não se furtou a atuar inclusive de forma operacional, empenhando-se tenazmente para que o Flamengo se visse livre da Idade Média em que estava mergulhado desde 2010.

E o resultado está aí, Zico sendo ovacionado, cantado, esfregado nos cornos daqueles que o humilharam, xingaram, foi a imagem de Zico entubada nas goelas dos imbecis que passaram dois anos dedicando-se a vomitar excrementos em comentários que buscavam alinhar o nosso ídolo maior ao mesmo nível de picaretas e marginais que muitas vezes gotejavam pastilhas de recompensa em suas sequiosas bocas abertas.

Sou um sujeito, via de regra, moderado, talvez por conta da idade. Muitos enxergam virtude nessa visão de mundo, outros já a veem como defeito. Entretanto, toda a moderação, a prudência, vão ao espaço quando o assunto é questionar o valor do Zico. O Galinho é o MAIOR ídolo dessa instituição, é o sujeito que galvanizou em torno de si uma das mais espetaculares equipes do futebol MUNDIAL, um sujeito que conseguiu ganhar TUDO para o Flamengo. Além do futebol sobrenatural que jogava, impunha-se pela retidão de caráter, pela liderança positiva, pelo modelo de conduta. Seu nome JAMAIS, em sua carreira e após dela, esteve ligado a qualquer tipo de prática ilícita, antiética ou antiesportiva (salvo quando alguns, por má-fé, criavam factoides logo extintos). Um sujeito desses tem que ser reverenciado, ouvido, estimulado a colaborar com o clube onde deixou parte da vida. Ou, no mínimo, no mínimo, respeitado.

Qualquer um, eu disse QUALQUER um que ignore essa premissa e não reconheça em Zico seu real valor, tentando desqualificá-lo e desconstruir sua imagem, pode ser tudo, mas não é Flamengo. Não torce pelo Flamengo, não conhece o Flamengo, não merece o Flamengo.

Nisso sou radical. E me reservo esse direito. Ponto.

 * * *

 Não terei aqui a pretensão de “aconselhar” a nova diretoria a administrar o Flamengo. Recitar o “Pai-Nosso” aos novos cardeais da Gávea soará cômico e primitivo. A maior preocupação, nesse futuro a curto prazo, será outra, para mim.

A palavra-chave será paciência.

O Flamengo não vai iniciar a temporada de 2013 metendo sete nos pequenos, goleando todos os clássicos e coisa do tipo. Talvez em 2013 nem títulos o clube conquiste ainda. Estamos falando da implantação de uma nova filosofia de trabalho, uma cultura profissional, de resultados, metas, e a assimilação de alguns de seus aspectos pode levar algum tempo. Acredito sim, que já em 2013 estaremos brigando por vaga na Libertadores (e a conseguindo), por exemplo. Só isso é pouco, mas o início do trabalho não irá dar resultados tão imediatos. Até porque há um elenco a reformular.

Então, teremos que nos esforçar para domar um pouco nosso imediatismo e acreditar no trabalho. Ainda nessa gestão já colheremos frutos, tenho certeza. Mas as vozes contrárias e ressentidas sempre estarão a postos para tripudiar sobre qualquer deslize. Os ratos, vermes e bactérias irão sapatear sobre nossas esporádicas derrotas, festejando-as mais do que qualquer vascaíno. E aí mostrarão suas verdadeiras caras.

Por exemplo, o caso da FAF, que foi o movimento mais parecido com o que estamos agora vivenciando. Concebeu-se em 1976, efetivou-se em 1977, ano em que o clube não conseguiu nenhum resultado relevante. No início de 1978 ainda houve uma goleada de cinco sofrida para o Grêmio (o clube não levava de cinco há anos). Quase tudo foi perdido com o ribombar das cornetas satisfeitas. Quatro anos se passaram e o Flamengo, campeão de tudo, virou exemplo de gestão para a América do Sul. Clube sem dívidas, dinheiro em caixa, um modelo na relação com o elenco. O clube era uma referência tão contundente que ídolos de clubes rivais eram contratados e rapidamente sentiam a diferença de estrutura, de porte. E se assustavam com sua grandeza. Foi o caso de Wilsinho, Zezé e Robertinho, vindos de Vasco (o primeiro) e Fluminense (os dois últimos). Mas, repito, levou alguns anos para chegar a esse ponto. Não foi coisa de meses.

Enfim, por aqui concluo, feliz e aliviado. À nova gestão, desejo sucesso e sabedoria para recolocar o nosso Flamengo de volta ao caminho da sua permanente grandeza.

O Flamengo é novamente nosso. Vamos cuidar bem dele.

Anúncios

50 comentários em “Alfarrábios do Melo

  1. Parebéns Melo, show de Post.
    É isso… Sorte ao pessoal da chapa azul e viva Zico!

  2. Acompanho o Sr. Relator Melo!! Esse ano deu desgosto acompanhar os jogos do mengão, oxalá, as coisas mudem em 2013, pois em se tratando de futebol, do alto dos meus 46 anos, com um filho chamado Arthur no meu currículo, o pior sempre está à espreita, como podem assegurar os tricoletes bi-rebaixados, os chorões e viceínos. Feliz ano novo, Flamengos e Flamengo. Obrigado, Zico, por ter nos acudido nessa reta final. Muita saúde e alegrias para todos nós de sangue rubro-negro.

  3. Cara , eu tenho umas ressalvas a fazer sobre seus comentarios.
    Nunca fui e nunca serei a favor da Patricia , mas tbm nunca fui e nunca serei a favor do zico e te falo o porque:
    O zico se quisesse realmente o bem do flamengo e amasse a instituicao ele no minimo ja teria se candidatado a presidencia do clube , pois pra mim mudanças se fazem com atitudes e nao com falatórios e falacias.Me lembro muito bem do dinamite que foi expulso da tribuna de honra do vasco e depois do acontecido nao dirigiu nenhuma caluniamover uma palha pra ajudar.Assim como faz o cesar sampaio no palmeiras , mesmo diante daquela corja de ladroes.
    Entao meu camarada eu como flameguista quero ver longe a patricia no flamengo como tbm quero ver longe o zico que ja declarou que nem assistia jogos do flamengo na epoca da sua crise com o clube.
    Eu tenho certeza que se o flamengo nao fosse o flamengo o zico nao seria nada .E se o zico nao fosse o zico ainda assim o flamengo seria grande .
    Tenho profunda revolta dos criticos que por valorizar demais seus nomes acabam nao entrando para valorizar a instituicao que lhes deu esse nome.
    SENHOR ZICO , SE O SENHOR ACHA QUE O FLAMENGO NAO É DIGNO DE SUA LUTA NAS CRISES , NAO NOS VENHA VISITAR NAS BONANÇAS.
    UM RECADO AOS QUE DE ANTE MAO IRAO ME CRITICAR.APRESENTEM SEUS ARGUMENTOS PQ TENHO CETEZA QUE OS MEUS SAO IMBATIVEIS NAO PQ EU SEJA O TAL , MAS SIMPLESMENTE PQ CONTRA FATOS NAO HA ARGUMENTOS

    • ô Marcelo,
      com todo respeito, mas vc está falando merda. Vc está repetindo as mesmas bobagens dos críticos do Zico, basicamente dizendo que ele não conserta o Flamengo sozinho por que não quer.
      Nem em campo, onde ele era soberano, ele conseguiria resolver um jogo sozinho, se não tivesse outros 10 companheiros lutando do mesmo lado, usando a mesma camisa.
      Zico nunca quis tomar o Flamengo em suas mãos por que sabe que não daria conta de fazer nada dentro de uma estrutura viciada. Ninguém conseguiria, e taí esse ótimo texto do Melo falando exatamente isso – o movimento que agora se inicia com a Chapa Azul é só um começo, e resultados vão demorar a acontecer.
      Zico assumiu um cargo na Administração Patricia e foi boicotado desde o primeiro momento, tentando fazer o certo: proteger e valorizar a base, terminar o CT, limitar as ações nefastas dos empresários de jogadores que mandam e desmandam na Gávea. E, tentando fazer o certo, o que aconteceu com ele? foi atacado, teve sua família atacada e, nesse momento, foi abandonado por quem deveria estar dando uma boa retaguarda a ele.
      Zico não está vindo nos visitar na bonança. Ele deu a cara a tapa em um dos momentos mais críticos da história do Flamengo – agora, quando a Patricia poderia ser reeleita – e emprestou seu nome e sua credibilidade para que a Chapa Azul fosse eleita. E vai ajudar a fazer essa mudança.
      Imagino que vc seja jovem e influenciável. Então, só te dou um conselho do alto da minha barba branca: Pense antes de falar, e tente se informar antes de sair repetindo as bobagens que vc lê na internet. Tente ter uma opinião sua, não adote uma que vc leu por aí só por parecer “ousada” ou “diferente”.
      Na dúvida, siga o Melo. É certeza de estar no caminho certo.

    • Eu quero uma estátua do Zico na entrada da Gávea por serviços prestados à nação. E quem usufruiu dos títulos dos jogadores é quem deveria prestar serviços aos clube. E que fato foi apresentado? Nenhum…

  4. O Zico assume uma diretoria de futebol. É boicotado e sacaneado em TODOS os seus campos de atuação. Inventam uma série de sandices questionando sua honestidade e de gente de sua família.

    E o cara tem que agir como se nada tivesse acontecido?

    Lamento e discordo, mas eu quero o Zico entranhado no clube, com poder e autonomia para atuar onde se sentir mais à vontade..

    Por que obrigatoriamente como presidente? Que messianismo é esse? O cara pode perfeitamente ser útil atuando como consultor, ou ajudando a organizar as divisões de base, por exemplo.

    Problema é que a figura do Zico causa muita rejeição na política interna. Porque muita gente tem medo dele.

    • Parabéns Melo muito bom o Post. Vai levar um tempo até o Flamengo conseguir os títulos que tanto queremos. O primeiro passo foi dado, mas de fato a caminhada é longa. Estou torcendo para a vinda do Felipe Ximenes e ele vindo a minha sugestão que você faça um post sobre a gestão dele no coxa. Para que a torcida do Flamengo possa saber mais dele.

  5. Melo. Excelente post meu caro.
    Os Fw: desse texto serão de utilidade máxima.
    Muitos estão exalando ansiedade pelos poros, mas precisamos ter confiança no trabalho e paciência em caso de insucessos em campo no curto prazo.

  6. Post que merece aplausos, o que faço.

    “A palavra-chave será paciência.” [2]

  7. Melo acertou na mosca: paciência.
    Ou vai acontecer com a Chapa Azul o que aconteceu com o Obama nos EUA: o cabra pegou o país na pior crise economica desde a Grande Depressão nos anos 30, começou a limpar a casa. Conseguiu reverter o caos mas o crescimento economico não aumentou estratosfericamente. Resultado: tome críticas, acusações e dificuldades para conseguir uma reeleição.
    O engraçado é que, se vc pega o que o Obama conseguiu fazer no primeiro mandato dele, volta em 2008 e diz para o eleitorado que é aquilo o que ele iria fazer, todo mundo iria criticar a megalomania do sujeito…

  8. Boa tarde a todos…

    Claro que houve um pontapé inicial para que a Chapa Azul existisse e tenho quase a certeza absoluta que tal coisa saiu dos pes de alguns blogueiros daqui como o Tiago Cordeiro, Rafael Mengao, Monnerat e outros que acreditaram que no Flamengo as mudancas ja poderiam acontecer a partir de janeiro de 2013…

    O que fizeram eles: se associaram uns como socios contribuintes outros como socios off rio e ate ao que parece socios proprietarios. Juntaram-se e comecaram a formar um grupo cujo nome hoje é Socios Pelos Flamengo. A partir dai é que veio se juntar os demais torcedores nao socios atraves das redes sociais. Mas neste momento ate o pessoal (os empresarios) da Chapa Azul ja estava engajado nesse processo. Claro que o Zico tambem apareceu numa hora o que contribuiu de forma decisiva para que a Chapa Azul passasse a ter a forca que precisava…

    Faco o comentario para que a historia deste momento que sera inesquecivel tenha os mentores bem conhecidos. Posso ate estar deixando de contar uma coisa aqui, outra acola que aconteceu de uns 2 anos para ca, porem acho que os meritos a meu ver devam ser dados a esses torcedores que viraram socios la pelo anos 2009 3e tiv

  9. terminando…

    e tiveram, acreditaram e lançaram essas ideias de transformacao que o Clube precisava novamente passar…

  10. Parece que o Cap. Léo desistiu do conselho. Um momento de sanidade ou será porque agora sabe que não terá mais voz ativa?

    Seria bom um levantamento de patrimônio dele, desde que assumiu o tal conselho no Fla.

  11. O Melo “guardou” mais uma… O Mengão precisa é de um atacante assim.

  12. Vou da uma de Melo, e presuncao e claro ta…
    …o ano era 1974 e eu morava em Teresopolis quando eu fui assistir a um treino da Selecao na Granja Comary que se preparava pra Copa da Argentina e a chuva castigava bastante.
    Quando terminou o coletivo todos os jogadores sairam correndo e deixou os torcedores muito tristes porque e claro, queriamos um autografo.
    Derrepente eu olho e vinha caminhando o Jorge Mendonca e o Zico, o Jorge Mendonca ja estava indo para os vestiarios quando o Zico completamente imundo, da sobrancelha pra baixo era so lama, suas pernas estavam marrom, seus cabelos duros, parou e comecou a distribuir autografos a todos aqueles que tinham ficado tristes. O Jorge Mendonca vendo aquela cena de ve ter pensado:”Se o maior craque esta fazendo isso, eu tambem vou fazer” e voltou na metade do caminho pra dar autografos.
    Essa tarde ficou marcada na minha memoria. O Zico nao e um idolo fabricado, o Zico nasceu assim, ele e simplesmente diferente.

    Forte abraco Melo e a todos do FlamengoNet.

    • Valeu, Rocco. Nunca vi pessoalmente o Zico, mas conheço pencas de pessoas que já tiveram essa experiência, e todos os relatos convergem ao seu relato. O Zico era/é isso aí mesmo, simples e sempre disposto a atender ao público.

  13. Não consigo acreditar que um cra tem a coragem de entrar num Blog do Flamengo
    e falar mal do Zico.
    Não conseguir se quer ler o comentário referido até o final.
    só lamento e torço para esse cara ser um Arco-Íris infiltrado.

  14. Respeito o comentário do camarada Marcelo Leonardo Machado Saraiva acima (camarada pq ele é rubro-negro assim como eu), mas ele está totalmente equivocado. O Zico, por ter sido Zico, não é obrigado de modo nenhum a assumir nenhum cargo no clube em nenhuma condição. O Zico é um ex-atleta (como muitos) e ídolo maior do clube (como nenhum outro). O Flamengo sempre foi grande, mesmo antes de Zico. Antes da explosão da televisão, já éramos líderes de torcida, mesmo sem termos títulos de expressão nacional naquela época (Confira aqui pesquisa do Ibope sobre torcidas no Rj em 1954 e veja quem era o líder —> http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidasrj54.htm).

    No entanto, o Flamengo DEVE ao Zico sim. Primeiro, deve ao ATLETA, que na década de 1980 alçou o Flamengo a maior clube de futebol do Brasil, posição que ocupava ainda em 2009 até a Srta. Patrícia Amorim assumir o poder. O Zico foi diretamente responsável por nada menos que quatro dos nossos brasileiros, nosso mundial e nossa libertadores, além de incontáveis estaduais. Superamos hegemonias históricas em confrontos diretos contra o Botafogo e Fluminense graças ao Zico ATLETA.

    Em segundo lugar, o Flamengo DEVE ao Zico cidadão. Simplesmente porque o Zico cidadão espalha a bandeira do rubronegrismo em qualquer lugar, qualquer região, qualquer ocasião. O Zico indivíduo, torcedor como nós, reflete o que nós pensamentos e sentimos. Eu, por exemplo, nunca me vi divergindo de nenhuma opinião do Zico. Explico: quando ele assumiu um cargo da gestão Patrícia e se revoltou contra a boquinha dos empresários no clube, eu também me revoltei. Quando ele afirmou que algumas pessoas que representavam o Flamengo não eram dignas de respeito da torcida, eu concordei. E, por fim, quando ele pediu demissão do Flamengo via SMS (o que muitos acharam um absurdo) eu o apoiei. Simplesmente porque considero que era aquele o tratamento que a diretoria deveria receber.

    Muitos torcedores comentam que o Zico foi responsável por trazer Deivid, Borja e Leandro Amaral e que falhou como gestor, mas eu não concordo. Ele não teve o menor respaldo para implementar a mudança que tanto esperávamos, e que agora deverá ser finalmente implementada pela Chapa Azul. Mas enfim, esses são apenas meus argumentos. Para consolidar a minha opinião, vou recorrer à entrevista dada ontem pela Patrícia ao Globoesporte.com. Nossa ex-mandatária reconheceu o óbvio: afirmou que errou na demissão de nosso maior ídolo e, pasmem, descobriu, depois de dirigir o Flamengo por três anos, que não “serve para o mundo do futebol”. É ou não é fantástico? Tivemos uma ex-presidente que usou o Flamengo como experiência pessoal…

    PS: Melo, eu me lembro da citação de abertura do seu fantástico texto. “EU ACUSO!” Abs e SRN!

    • acho que depois dessa encerra esse assunto.

      e tem gente que ainda achou o Zico covarde.
      tbm acho. largou a corja na mão, e voltou pra eleger o novo presidente do Flamengo. é muita covardia com os ratos.

      é oq sempre digo: faz o certo que o mundo gira.

  15. Melo, mais um excelente post, parabéns! Engraçado como vc pensa exatamente como eu, pois vejamos:

    -Zico lavando a alma. Quem esses caras pensavam que eram? Maiores que o Rei? Jamais!

    – paciência é a palavra chave, pois transformar um clube do tamanho do Flamengo, ainda mais depois de tantas atrocidades cometidas pela ex diretoria, é muito difícil. Tem que se ter muita paciência mesmo!

    – as críticas ‘a diretoria anterior, ah, essas nem preciso tecer comentários.

    – não cabe a vc, não cabe a nós torcedores dizer como eles devem administrar o Flamengo. Concordo plenamente!

    – torcedor não vota, mas derruba, Fato!

    Grande abraço!

  16. Peco desculpas, o ano foi 1978 Copa da Argentina e nao 1974.

  17. Como todo mundo já respondeu ponderada e educadamente ao Marcelo que entrou pra falar mal do Zico, permito-me mandar o rapaz a merda.

    Melo, nesse período de especulações, que tal montar uma seleção de boatos que não se concretizaram, de preferência os mais delirantes? Meu centroavante seria o Batistuta.

    • Não acho uma forma muito educada mandar o nobre rapaz a merda, só pq ele tem uma opinião… de merda. Mas ainda sim é mais elegante que manda-lo pra CASA DO CARALHO, la pra sanjú. onde o idolo dele é rei. O insignificante Roberto Dinamite.

      sobre os boatos que não se concretizaram tem o do Ronaldo que é imbativel. Disse que era homem e Flamenguista.

      Melo é o 10 da gavea.

  18. bom dia a todos.

    depois de tudo que já foi visto e rediscutido desde a saída do Zico, ainda tem uma parca minoria que comprou os argumentos leoninos. No caso desse marcelo agora:

    Se a mudança se faz com atitude, foi o que Zico fez, trabalhou para que esta diretoria porca saísse do Flamengo, e muito mais, pois mesmo com a patrícia no comando, nunca deixou de emprestar sua imagem ao Fla ou fazer campanhas, mesmo se submetendo aqueles que tentaram sujar sua imagem.

    Me parece que o tal marcelo tá é putinho com as declarações fortes do Zico de que não assistia os jogos. Isso foi tirado do contexto, mas ao mesmo tempo que disse isso, recusou uma proposta milionária do são paulo pois jamais trabalharia em outro clube no Brasil que não fosse o Mengo (cfz não conta, óbvio). E ele fez e cumpriu, como diriam os red hot chilli peppers “He walks like he talks”.

    E é muito engraçado bradar contra fatos não há argumentos sem citar fato algum relevante.

  19. e esta plataforma de comentários é uma decepção proporcional ao que o Diogo jogou no Fla.

    • Em 2000 o Flamengo fazia uma campanha medonha, péssima no Brasileiro. Lá pela quarta, quinta derrota seguida, o Leandro Ávila (aquele carequinha) falou “é, estou começando a achar que esse time é ruim.”

      Eu me lembrei dessa frase quando fui essa semana no Buteco agradecer uns comentários que eles fizeram me citando. O sistema deles é realmente bem melhor que esse. Mas eu acho que, passando as eleições, esse assunto vai ser equacionado.

      • não acho que só o sistema ruim seja motivo pra uma debandada. eu saí por problemas a resolver e desencanto com a diretoria.

        agora, é pro blog voltar a caminhar normalmente.

  20. Zinho ganha CEM MIL por mês. E, como dirigente, só o Nova Iguaçu.

  21. Bom dia a todos,

    Bem, sobre essa coisa aí do Zico é aquilo. O rapaz veio, deu a opinião dele (que confundiu um pouco com fato, enfim), já foi exaustivamente retrucado.

    Como diz o Jean, mostra bem que essa campanha covarde e grosseira que fizeram contra o Zico ainda respinga. Mas é questão de tempo, isso esfria.

    A nova diretoria já abriu algumas frentes. Uma é a eleição no Code, parece que eles fecharam com o Delair (imaginava mesmo que ia ser alguém da velha guarda pra abrir portas). Outra é o diretor de futebol (ou o que o valha), parece que o nome de preferência é o Ximenes do Coritiba, e parece que o rapaz anda meio reticente. Só não gostei de cogitarem o Pelaipe, esse aí não é muito bemquisto lá no Grêmio.

    Muito bom também ver que, salvo uma coisa aqui e ali (às vezes até intencionalmente), pouca coisa está realmente vazando.

  22. Em primeiro lugar , eu nao sou arco iris.Vi o flamengo ser capeao brasileiro em 1992 (nessa epoca tinha 11 anos de idade e ja acompanhava o flamengo). Primeiro uma resposta aqueles que me detrataram com palavrões: essa é a arma dos imbecis e como tais nao devemos sequer dar voz a eles porque estes nao sabem nem conduzir um debate de ideias de forma civilizada.
    Sobre erros de português , eu gostaria de dizer que ao contrario de muitos eu nao corrijo nada pq como teclo rapido muitos erros acontecem mesmo e eu nao estou aqui para ensinar português a ninguem.Sei que rapido tem acento mas nao vou colocar , e daí? Sobre o zico , o cara acabou de dizer aí em cima que mudança nao se faz sozinho, o que eu discordo, ate por que como presidente vc vem como uma equipe de gestao realmente nova .Quando eu digo que o flamengo nao deva nada ao zico , quero dizer com relacao a colaboracao mutua , o flamengo perderia grande parte da sua historia sem ele , mas o zico perderia toda sua historia.Não sei o que o amigo quis dizer com a questao de estar fora de contexto.Na epoca em que o flamengo esteve em situacao dificil por causa de pessoas dificeis eu nao deixei de assistir seus jogos pq sei muito bem diferenciar a instituicao flamengo das pessoas que o dirigem.
    Se o zico nao sabe , meus pesames a ele.Se vc quer mudança , seja a mudança que vc espera que os outros sejam e nao se omita das relacoes politicas do clube.

    • você passou metade do texto falando exclusivamente de vc, só não falou o que tanto faz pelo Flamengo pra achar que o Zico não faz nada.

      e parte da falsa premissa de que ele não faz nada pelo clube, só pelo fato de não ser presidente ou de ter falado algo em outro contexto pelos quais vc ainda não entendeu.

      Por fim, vc não é obrigado a admirar o Zico, mas não sei em que ponto a discussão virou Zico ser maior que Flamengo. Pra mim isso não está em pauta e é uma questão totalmente relativa. se perguntar a um brasileiro, Fla é maior, a um japonês, o Zico é maior, isso vale pra qualquer clube ou seleção do mundo em relação a qualquer jogador de qualquer esporte.

  23. Bom dia a todos…

    Eu to preocupado mesmo é com isso aqui: ” O grupo de apoio ao presidente eleito Eduardo Bandeira irá rachado para a eleição do presidente do Conselho Deliberativo, no dia 13. O pessoal da Chapa Azul vai apoiar o ex-presidente Delair Dumbrosck, mas os ex-presidentes Kléber Leite e Marcio Braga vão apoiar Michel Assef. Patricia Amorim apoiará Silvio Capanema se este concorrer, ou Michel Assef. A Chapa Azul elegeu 120 conselheiros. A disputa deverá reunir mais do que os 404 eleitores registrados em 2009.”

    • acho normal, pois a chapa azul se tornou daquele tamanho de última hora. então temos a chapa azul original e dentro dela uns tres grupos polítcos menores.

    • Tem racha nenhum, Roberto. Isso é notinha maldosa do Lance.
      Para começar, KL e MB não são da Chapa. Aliaram-se a ela. Então, não há sentido em falar em racha.

      A Chapa fechou com o Delair ontem à noite. E consta que o próprio MB também já está com o DD.

      Para informação, o dono lá do Lance tem algumas, digamos, arestas com o Bap (não se bicam). Então, é bom filtrar bem o que sai no Lance (que desde a eleição vivia tentando inflar o balão do JR).

  24. Parabéns, Melo. Concordo inteiramente quanto ao Zico. As novas gerações não tem a dimensão da importância dele. Não sabem o que era o Fla especialmente de 1978 a 1987. Jogava bonito, vencia, todos queriam jogar lá, era temido, vivíamos orgulhosos de nossos time, de nosso clube de nossos craques, craques de verdade e feitos em casa. Quando compararam Romário com o Galinho e uns até preferiram o primeiro eu vi o quanto é certa a máxima que diz que e a história não passa por osmose!

  25. As mudanças que se fazem necessárias para transformar o Flamengo se passa pelas eleições dos Conselhos do Clube. Assim na próxima eleição do Conselho Deliberativo que será no dia 13 de dezembro a Chapa Azul terá que ir unida senão vai ficar muito difícil eleger o seu candidato. A princípio a Chapa Azul contará com 120 eleitores (seus membros efetivos). Diz ai em cima que na eleição passada (do Conselho Deliberativo) participaram 404 eleitores e que este ano o numero deve aumentar. Só lembrando que a Chapa Amarela (da Patrícia Amorim) contará com 30 eleitores (seus membros eletivos)…

    Então como estão vendo a eleição passa pelo convencionamento daqueles Sócios Proprietários, Grandes Beneméritos, Beneméritos, Eméritos e Remidos que comparecerão no dia 13 de dezembro la na Gávea pois com certeza serão eles que decidirão a eleição do novo Presidente, Vice e Membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo triênio 2013-2015…

    Por enquanto temos três candidatos que são o Delair (apoiado pela Chapa Azul) , Michel Assef (apoiado pelas turmas do Márcio Braga e Kleber Leite) e o Silvio Capanema (apoiado pela Chapa Amarela)…

    Acho que a Chapa Azul deveria pelo menos tentar conversar com o pessoal do Márcio Braga, Kleber Leite e outros ilustres flamenguistas e tentar arranjar um terceiro nome que seria apoiado por todos…

    É apenas um achismo mas se continuar três candidatos o novo Presidente, Vice e Membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo serão eleitos com no mínimo 200 votos…

  26. Amigos rubronegros algumas perguntas:

    A nova cúpula do Fla realmente vai deixar que o novo dirigente remunerado deicda se Dorival e Zinho ficam ou nõa? Quer dizer, eles não tem uma posição e vão realmente delegar uma resolução tão importante a um Maluf, Ximenes o Penélope? Não engoli essa hiistória.

    Dorival ao afirmar que ficaria teria realmente se enganado? Teria ele dado uma de esperto? Ou houve desencontro entre os membros da nova cúpula?

    A nova cúpula havia estabelecido que só pensaria em contratações após as eleições ou já trazia deasde a campanha algumas ideias possivelmente alguns contatos inciados para serem concretizados após o pleito?

    • Tentando responder.

      Acho que a cúpula tem que dar autonomia para o diretor trabalhar. Se esse diretor entende que é melhor a permanência dos dois, a cúpula não se mete. É assim que deveria funcionar.
      Durante o decorrer da temporada, o diretor tem autonomia para manter ou mesmo trocar o treinador, se entender que isso irá influir nos resultados. E a cúpula age como “acionista”, cobrando resultados e estipulando as metas.

      Sobre isso do Dorival, eu tenho a impressão de que essa entrevista pegou bastante mal pra ele.

      • Amigo, tecnicamente seria assim que funcionaria. Entretanto, eu não acredito que grandes decisões em clubes de futebol, ou mesmo em empresas, que são para uns o modelo de êxito para tudo, sejam delegadas a subalternos. No futebol especialmente. Duvido que esses caras, verdadeiros capas pretas, abram mão dessa definição. Acho que é papo furado essa história de que o novo gerente é que vai resolver sobre treinador. Acredito sinceramente que o novo gerente vai ser um funcionário executor, que até tomará algumas decisões corriqueiras, mais de operacionalização, mas duvido que venha a ser aquele que decidirá coisas fundamentais como contratação. Imagina, isso dentro do Flamengo equivale ao poder de um Nero!

      • Pegou mesmo. Agora, assim de longe, o Dorival não parece ser um espertalhão capaz de tentar criar um fato dessa natureza propositalmente. Ele pode ter entendido, pode ter sido um malentendido ou, ainda, pode o presidente ter se adiantado e outros terem divergido e a coisa ter retorcedido. Essa última opção não é absurda em virtude de tantas figuras de frente ao lado do EBM. Esse arranjo em torno do presidente e a necessidade da coesão interna não é simples.

  27. Caro Melo, o M Braga não parecia ser um mero apoiador, mas aparecia há alguns meses atrás como o articulador da oposição. Tenho receio em ver determinadas figuras ao lado dessa nova diretoria. A adesão de determinadas figuras dão razão às considerações do Lúcio de Castro.

    • Zamorano, a chapa surgiu antes, e o MB foi um dos primeiros caciques a dar seu apoio (antes ele tentou “unir as oposições”, mas em torno do nome dele, aí não colou).

      Mas o MB está fora do “núcleo duro” da chapa, acho que nem participa das reuniões de gestão e planejamento.

      Quanto aos caciques, eu também penso que o ideal seria relativizá-los. Mas agora ainda não dá. O grupo precisa deles para abrir portas, costurar apoios, essas coisas.

      Com o tempo, a influência de alguns deles tende a diminuir.

      • Tomara que estejas certo, amigo. Gostaria de ver o Fla passado a limpo. Mesmo que não haja essa “revisão”, que a nova diretoria tenha êxito e eu também acho que tem tudo para dar certo. Você tem razão em considerar que é preciso apoio político para minar as resistências de reformulações no clube. Porém, o modo como isso vai ser feito é que é o nó.

  28. Novamente volto a lembrar que é de suma importância para que as mudanças no Clube se façam em todas direções, segmentos, etc, que a Chapa Azul eleja os Presidentes, Vices e Secretários do Conselho Deliberativo, Fiscal e de Administração (principalmente o primeiro) …

    Ta certo que a gente escreve de uma vez só mas mesmo assim vou fazer uma correção num texto que escrevi acima ou seja a palavra certa é Grande-Beneméritos…

    • Fala Robertão, Delair é o nome da chapa azul e acho boa escolha. Agora é, se não puder expulsar de uma vez aquele verme ex-torcida organizada que tentou esculhambar com o Zico, aliado ao pessoal da Patrícia, destrui-lo politicamente no interior do clube.

  29. Eu, se fosse um desses capas pretas, investiria no Dedé e no Juninho, seriam duas peças fundamentais. O Juninho arrumaria nosso meio e o Dedé resolveria de vez os problemas na zaga.

  30. Se esse novo pessoal tiver mesmo êxito no Fla, como esperamos e tem tudo para acontecer, e se conseguirem manter a coesão dntre eles, não tem mais pra ninguém, porque eles não saem mais de lá tão cedo. Tem chance de se perpetuar do comando do clube. Tomara que permaneçam unidos, que trabalhem com honestidade (talvez esteja pedindo muito) e se dediquem de verdade ao Mengo sempre em primeiro plano.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: