3 Comentários

As armadilhas da internet (ou: muita gente vai ficar p.. da vida comigo)

Antes de mais nada, não quis provocar nem ofender ninguém. Era um teste. E considerando algumas variáveis que explicarei abaixo, acho que o resultado foi positivo.

Na sexta-feira, 18, eu coloquei o tuíte abaixo na minha TL (@lucasdantas).

Tuíte

Teve mention, seguidor novo, gente pedindo por DM, etc, etc… Não vou citar ninguém, porque não quero e nem tive a intenção de zoar qualquer pessoa.

Sou jornalista, trabalho com esporte, mas não tenho nada a ver com o dia a dia do clube. Não apuro notícias. Não sou setorista. Sequer conheço os que cobrem o clube. Não tem amizade com dirigente nenhum na Gávea, ou agente, ou assessor, ou porteiro, nada. Era apenas um tuíte.

O teste consistia em colocar uma notícia falsa e ver quantas pessoas acreditariam. Mas ao invés de botar uma notícia, eu induzi as pessoas a terem uma esperança. Escroto, eu sei, mas pelo menos não falei “Vi o Kaká saindo da Gávea. Já está fechado! Volto mais tarde com mais informações!!”.

Meu objetivo não era ganhar seguidores (se ganhei 10 foi muito), porque to me lixando para popularidade. Se quisesse, seria muito fácil. Não queria também pregar peça em ninguém. Mas pela repercussão que vi com gente boa que me segue e sigo de volta, deu pra sacar que realmente uma boa parte da torcida está ávida por notícias e se agarra em qualquer coisa.

Imagina se eu fosse um @urublog ou um @RicaPerrone e escrevesse aquilo (trocando Paulista por Ipanema)? Ficaria respondendo mentions por um mês. Mas a mentira já estaria na praça e criaria um monstro.

Já está mais do que provado que a internet fabrica histórias e causos todos os dias. E que mesmo com os toques para filtrar as informações, o pessoal prefere espalhar tudo como um vírus (às vezes, literalmente) a procurar mais fontes e descobrir se é verdade ou não.

Óbvio que eu não sei de contratação alguma. Ou mesmo que soubesse, nunca iria num twitter para divulgar nada só para ficar famoso. Quem faz isso depois assume que era barriga quando não rola? Não assume. Sabe que o povo vai esquecer assim que pintar a próxima.

Início de ano é tempo de especulações. Muito cuidado com as notícias, pois apesar da diretoria ter mudado, o Flamengo é o mesmo e os velhos vícios permanecem. Hoje mesmo os jornais já anunciaram o Carlos Eduardo antes do site oficial. Na semana passada, estávamos comemorando que os canais oficiais estavam “furando” a imprensa. Na verdade não estavam, mas deixa os leigos acreditarem. Só que agora já tivemos o anúncio antes do clube. E vai ser assim.

Portanto, ao invés de alimentar essas trolladas e bater palma para maluco, esperem os canais oficiais. Ou acompanhem gente que analisa o Flamengo de verdade, sem criar historinha para ganhar seguidor. Tem um monte por aí: @sobreflamengo, @CeloCRF, @alextriplex, @PrimeiroPenta, @flapravaler, @marcelocoli, @urublog, @gustones, @tozzafla, @PabloWSC… (ia citar o @cronistaesporte, mas ele agora é “situação” :-))

Enfim, é isso. Aprendam a filtrar as notícias e aguardem o que for oficial. Qualquer coisa antes disso é papo de boteco e só faz estressar. Essa web sem controle virou uma guerra de furos e onde a vítima é o leitor. (e quem quiser deixar de me seguir depois dessa “revelação”, o botão unfollow é serventia da casa e não guardo mágoas).

Abs

@lucasdantas

3 comentários em “As armadilhas da internet (ou: muita gente vai ficar p.. da vida comigo)

  1. Excelente texto. Mas colocar o @celoCRF nessa lista é sacanagem, hahahahaha!
    Brincadeiras a parte, Celo também é fera.

  2. Jornalista inventando notícia, nem de brincadeira.

Deixe um comentário

