1 comentário

A primeira vez a gente nunca esquece

Nosso parceiro André Monnerat escreveu um ótimo relato sobre a sua primeira experiência como membro do Conselho Deliberativo do Flamengo. O texto, publicado originalmente no ótimo Sobre Flamengo, é muito interessante e mostra o quanto é gratificante e importante se associar para fazer parte da reestruturação do nosso Flamengo.

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE

E tive minha primeira participação em uma votação como Conselheiro do Flamengo, na aprovação do contrato com a Peugeot.

Ontem tive a minha estreia como membro do Conselho Deliberativo do Flamengo. Foi interessante ver como é a dinâmica destas sessões, como funcionam as votações, como são e o que falam as pessoas que pedem a palavra. E entrei em campo pela primeira vez em dia de casa cheia: foram muitos os comentários durante a sessão de que aquele quórum, de mais de 400 pessoas, era o maior em muito, muito, muito tempo.

Claro, os temas da pauta eram importantes e levantavam interesse. Mas boa parte deste “sucesso de público” se deve ao fato de que, como eu, havia muitos outros comparecendo ali às suas primeiras votações como conselheiro. Está havendo uma renovação entre as pessoas que participam da vida política do Flamengo, o que é bom. Bacana perceber que o esforço de muitos para convencer cada vez mais rubro-negros a se associar e participar já está tendo efeito prático dentro do clube.

* * * * * * * * * *

O tema que chamava mais atenção na pauta era a aprovação do contrato de patrocínio da Peugeot. Foi o primeiro a ser tratado, começando pela apresentação do Diretor de Marketing do clube, Fred Luz, sobre o acordo.

A saída de João Henrique Areias do departamento de Marketing chamou mais atenção da imprensa do que o fato de que Fred Luz já está há algum tempinho trabalhando lá dentro. Luz foi diretor por muitos anos das Lojas Americanas, é sócio e membro do Conselho de Administração da Inbrands (dona das marcas Ellus, Richards, Salinas e VR) e membro do Conselho de Administração da Leader Magazine, além de ter sido consultor de empresas como Sendas, Mesbla e Redley. É, portanto, um cara com alguma experiência em empresas de varejo, o que pode contribuir para dar uma visão diferente ao departamento no clube. Ele e o já famoso Bap, atual Vice-Presidente de Marketing, trabalharam juntos antes e isso, junto com sua participação na campanha que elegeu a atual diretoria, deve ter tido sua importância para que esteja agora ocupando esta função no Flamengo.

* * * * * * * * * *

Sobre o contrato com a Peugeot, foi interessante perceber na apresentação que surgem expressões e conceitos comuns nos negócios do tipo em outros mercados – como “bonificação”, “experimentação”, “fidelização”. Há uma lógica no negócio que foi construído, e nos princípios que foram divulgados para as negociações em curso, que faz sentido. Interessante também ouvir que o clube trabalhará para criar mais valor para as parcerias que fechar dando às empresas não somente a simples exposição da marca no uniforme, mas também ativação junto aos torcedores através dos canais que o clube está construindo com eles – desde os já existentes, como os perfis nas redes sociais, até os que ainda serão construídos, com o lançamento de um novo programa de relacionamento; muitos dos conselheiros presentes por lá devem ter ouvido falar pela primeira vez, ainda que muito rapidamente, em CRM. Se forem bem sucedidos em colocar em prática o que estão discutindo, o Flamengo poderá mudar um tanto a visão que o mercado tem do que significa patrocinar o clube e estará em condições, no futuro, de fechar mais e melhores contratos.

É impossível, no entanto, avaliar um contrato como este sem falar em quanto será pago ao clube. Trata-se de um valor que cresce a cada ano do acordo, mas que fica em média próximo dos R$9 milhões anuais, sem contar possíveis bônus por conquistas. Foi aprovado por unanimidade. Mas está bom? É muito? É pouco?

Difícil avaliar neste momento. Não é costume no Brasil vender o espaço das costas, que foi entregue agora à Peugeot, separadamente do peito; os dois juntos formam o tão falado “patrocínio master” em quase todas as equipes por aí. Então, como dizer quanto valeriam separadamente, por exemplo, as costas e o peito do uniforme do Corinthians?

Saberemos de verdade se o Marketing do Flamengo foi bem sucedido em seu trabalho de buscar patrocinadores para o clube quando tivermos a soma das três cotas que pretendem vender, ocupando peito, costas e mangas. Em minha opinião, para terem feito um indiscutível grande negócio, o total deve ser semelhante aos R$42 milhões que o Corinthians arrecada com os mesmos espaços; para chegarem em um nível razoável, não pode ficar abaixo dos R$30 milhões do São Paulo. Mas também deve ser levado em consideração na avaliação o momento do Corinthians e a natureza de seu patrocinador, que contribuíram para um valor muito alto; e ainda que os dois clubes paulistas passaram quase um ano inteiro sem marca nos seus espaços principais até conseguirem fechar com seus patrocinadores atuais. Além disso mostrar que não é fácil chegar a este patamar, também há um custo por ficar sem receber por tanto tempo que precisa ser colocado na conta.

Se o Corinthians tivesse, por exemplo, fechado no início de 2012 um contrato de R$23 milhões anuais por 3 anos, ganharia até o final de 2014 bem mais que os R$60 milhões do acordo que fechou com a Caixa até a mesma data. Ainda mais em um momento de pouca grana disponível, é o tipo da coisa em que devem pensar os dirigentes rubro-negros ao considerarem se vale a pena ou não esperar mais um pouco por proposta melhor.

* * * * * * * * * *

Com o tanto que se discutiu por aí se o valor do contrato com a Peugeot é bom ou não é, foi curioso notar que em nenhum dos pareceres apresentados na reunião sobre ele – todos amplamente favoráveis, das comissões jurídica e de finanças e do Conselho Fiscal, este representado pelo Capitão Léo – alguém lembrou de citar quanto está previsto no orçamento do clube receber de patrocínios do time de futebol.

Há um orçamento aprovado pelo Conselho de Administração do clube que, pelo Estatuto, está em vigor. Afinal, o valor conseguido com este contrato é coerente com o que estava previsto lá ou indica que serão necessários ajustes para as contas fecharem como previsto?

Há até uma auditoria em andamento para que a diretoria conheça a verdadeira situação financeira e é óbvio que o tal orçamento aprovado lá atrás não foi preparado por ela. Assim, é natural que ela não o esteja usando na hora de fazer suas contas, mas é o que formalmente está em vigor e foi simplesmente ignorado nas avaliações dos outros órgãos. O normal seria a questão ser ao menos levantada em algum parecer, nem que fosse para dizer que, neste momento, isso não poderia ser considerado determinante para recomendar ou não a aprovação do contrato devido à situação de transição vivida pelo clube. O fato de ninguém nem lembrar disso mostra como esse negócio de seguir o orçamento não é mesmo muito importante na cultura rubro-negra.

* * * * * * * * * *

Fui à reunião achando que a aprovação dos novos uniformes que estava na pauta seria a das camisas da Olympikus com a marca da Peugeot. Para mim, pelo menos, foi uma surpresa agradável ter a chance de ver os primeiros layouts de camisas do Flamengo apresentados pela Adidas, todos aprovados por unanimidade.

Não foi permitido tirar fotos. Mas dá pra dizer que, por mais que cada um tenha seu gosto e possa preferir as camisas mais assim ou assado, a Adidas foi bem razoável e respeitosa em suas criações e não vai, digamos, ofender ninguém. Inclusive no uniforme número 3, pelo qual cheguei a temer ao ouvir o discurso veemente sobre a importância de ousar neste tipo de camisa, antes de finalmente revelarem o seu desenho. Acho que a maioria da torcida vai gostar.

André Monnerat

Anúncios

Sobre Bruno Cazonatti

Eu sou tudo aquilo que você leva de mim.

Um comentário em “A primeira vez a gente nunca esquece

  1. Monnerat, dê “detalhes” sobre as camisas, listras grossas, três listras vermelhas no ombro preto, camisa reserva com preto-e-vermelho no ombro e três listras brancas… enfim, qualquer coisa!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: