1 comentário

Zicolatria Purista

Purista: s.m. e s.f. Sujeito que se opõe às mudanças; que não aceita modificações de normas, padrões; ortodoxo.

Eu posso me considerar um cara suspeito pra falar do Zico. Minha geração acompanhou feitos fantásticos deste camisa 10, e fomos mal, mas muito mal acostumados durante os anos de domínio do maior time que vi jogar.

Em um dia horroroso, Ele decidiu parar de jogar. Fez chorar uma Nação, fez sofrer este humilde torcedor, e nos deixou sem referência quando se tocava no assunto Camisa 10.

Os valores rubro-negros mudaram. Minto, os valores de uma nova geração nasceram tortos, sem um ponto de partida e, por conseguinte, com vários pontos de chegada equivocados. O purismo de minha geração se transformou em um revolto oceano de valores depreciados.

Nos últimos anos, li coisas estranhas como um corintiano chamado de capitão eterno. Vi “curte se você acha o fulaninho, que marcou um golaço há 3 anos atrás num jogo que não valia nada, lindo, gostoso e craque”. Uma reversão de valores acompanhada de gente que nada entende de Flamengo postando absurdos. Para mim, não tem essa de “faz parte”. É falta de conhecimento da história do clube. É coisa de gente que mal lê uma edição antiga de Placar pra escrever qualquer coisa.

Zico e Flamengo se confundem. Muitos dizem que a instituição sempre estará acima de qualquer jogador. Para mim, Zico está no mesmo degrau. Já fui mais Zico do que Flamengo. mas invariavelmente estava lá eu, chorando, com seus gols vestido com o Manto Sagrado.

Todo e qualquer cidadão rubro-negro de bem TEM que estudar a história do clube, e TEM que estudar os anos de Zico no clube. Entender a passagem de Zico é entender o motivo de nosso orgulho de ser rubro-negro, é compreender como nossa torcida é tão apaixonada.

Zico faz 60 anos hoje. Mas, para mim, terá sempre entre 25 e 35, e sempre estará no auge da carreira. Será sempre o melhor batedor de falta, o melhor capitão, o melhor jogador, meu grande ídolo.

Parabéns, Zico, que Deus lhe dê muita saúde, harmonia e sucesso. E que a sua humildade seja um exemplo pra quem reclama de treinar fundamentos.

Para os que tem menos de 30, reitero o convite: estudem mais Flamengo, estudem mais Zico. Há material suficiente no youtube, em blogs e sites. Vale a pena. PES e enquetes de empresas de bebidas não oferecem conhecimento suficiente para a causa.

Está na hora da torcida abandonar musiquinhas chatas, e voltar a tocar o terror gritando MEEEEEEEEEEENGOOOOOOOOOOOOOO!!!! Não existe nada mais assustador para os adversários do que nosso maior mantra. Pensem nisso.

=============================================

Pedi a alguns amigos do blog que escrevessem sobre encontros com o Zico. Pensei em gravar um depoimento, mas depois que pautei, reparei que tudo seria igual. Eu próximo a Ele, mudo, tremendo, e ele agradecendo depois de autografar a camisa para, em seguida, eu dizer “Não, eu é que tenho que te agradecer”. Enfim, achei melhor mostrar 3 encontros que tive com Zico no Maracanã, jogos estes espalhados no meio do post. Eu estava nos 3 jogos, e vocês devem deduzir que tive crises de choro ao fim de todos eles.

Obrigado, Zico. Obrigado por tudo. Feliz Aniversário.

Saudades das tardes de domingo…

@alextriplex

Sobre Alex do Triplex

Rubro-negro, pai da Alice e casado com a Mari. Filho de Ogum com a Oxum. Ácido, mas tento ser justo. E nada mais digo.

Um comentário em “Zicolatria Purista

  1. Mas a Fonte Nova.
    Estádio que teve negado o milésimo gol de Pelé.
    Jamais esqueceria no seu coração.
    A Fonte Nova assistiu o primeiro gol de Zico…

    Fonte : http://blogdojuca.uol.com.br/

Deixe um comentário

