3 Comentários

MANUAL DO NOVO TORCEDOR RUBRO NEGRO

Navegando por essa grande rede rubro-negra na internet, deparei-me com esse excelente texto do Luiz Alberto Moura, colunista do blog Falando de Flamengo

Em tempo de um Novo Flamengo, vale muito ler nas entrelinhas…

========================================

Olá a todos.

Antes de começar o texto propriamente dito, gostaria de dizer algumas coisas sobre mim. Sou Flamengo desde que nasci, choro, fico com raiva, critico, infernizo os vizinhos da arco íris. Sou tão Flamengo quanto cada um de vocês. Nem menos, nem mais. Apenas Flamengo.

Esse breve texto é sobre uma tendência que vejo se espalhar neste mundo do Politicamente Correto e da patrulha exagerada em todos os níveis da sociedade. Viver se tornou uma atividade muito regrada, controlada e, até, mais difícil do que era antigamente em alguns setores.

Imagina torcer? Algo que necessita paixão e total ausência de racionalidade?

Hoje não basta torcer como você torcia antes. Você não pode brincar com seu amigo vascaíno, não pode acompanhar somente seu time pelo noticiário, não pode mais estar nem aí para o campeonato de arco e flecha, se tem o seu clube, não basta ficar feliz se ele ganhar. Você precisa mostrar para todo mundo que está lá acompanhando, dentre outras atividades que fazem esses seres “superiores” e mais torcedores que você.

Dentro disso, desse mundo recheado de regras, pensei aqui num pequeno “manual” do novo torcedor. Caso você não siga nenhum ou vários desses itens, não se preocupe. Você ainda é Flamenguista. Só vai ter que aturar um bando de mala todos os dias.

Seja Sócio Torcedor 

Não interessa se você é bisneto do fundador do Flamengo. Se você pediu a sua mulher em casamento na final do gol do Pet, ou se foi gerado após o gol do Rondinelli na comemoração do título. Ou ainda se é sócio proprietário, “sócio dono daquilo tudo” ou amigo do Bandeira. Você só prova que é realmente flamenguista se tiver o título de Sócio Torcedor, mesmo que não veja vantagem alguma nisso.

Seja o Sócio Torcedor Contador

Depois de se tornar Sócio Torcedor, contabilize e divulgue todo santo dia para seus amigos e timelines do Facebook, Twitter e etc o número de sócio torcedores.

Seja o Sócio Torcedor da Ameaça

 Feito isso, ameace os rubro negros amigos e aqueles que você nem conhece direito via Facebook e Twitter, que não fazendo o Sócio Torcedor eles não serão flamenguistas de verdade e que todo um projeto do clube pode vir água abaixo. A culpa daquele gol perdido do perna de pau que teve que ser titular porque VOCÊ não ajudou a comprar o Kaká será TODA sua.

Faça parte de grupos, vários grupos, todos os possíveis, sobre o Flamengo no Facebook

Você só será torcedor de verdade se estiver ligado 100% nas notícias do clube e discutir com outros torcedores se o Ramon é melhor que o João Paulo, ou postar mil vídeos com as entrevistas do Ronaldo (Eterno, diga-se) Angelim. Mesmo se você tiver que trabalhar e não estiver com tempo/paciência de ler as 4500 mensagens num mesmo post.

Conheça gente influente no clube

Sendo sócio, você tem direito de freqüentar as dependências do clube. Aproveite para grudar em gente influente: um vice aqui, um ex jogador ali.

Seja Sócio Torcedor

Eles vão te lembrar a toda hora.

Transforme-se na grande fonte

Por que o item acima? Porque você vai BOMBAR nos grupos do Facebook. Qualquer bobagem que você disser o pessoal vai achar que é oficial. Comece a frase sempre com “Olha, pelo que o Wallim me disse…” ou “Pelo que eu ouvi o Bandeira falar aqui hoje…”. Você receberá uma medalha de puro rubronegrismo tipo aquelas do Foursquare quando você desbloqueia lugares.

Vá ao estádio, não interessa o restante da sua vida

Essa é velha. Claro que nada se compara a ir a um estádio de futebol. Ainda mais quando se trata de Flamengo. Mas se você tem filhos pequenos e não quer deixa-los só com a mãe (ou algo do gênero), ou a grana está curta ou simplesmente você não quer ir por questões de segurança ou conforto, você não é flamenguista. Pois todos do seu grupo do Facebook vão. Ou vão dizer que estarão lá. E eles vão fazer questão depois de deixar claro que qualquer pelada contra o Quissamã foi inesquecível.

E, lembre-se, seja Sócio Torcedor

Nunca se esqueça.

Feito tudo isso, não se anime. Sempre haverá algo que você ainda não é. Mas se quiser ser apenas um rubro negro “normal”, junte-se a nós. O mundo não vai acabar (nem o Fluminense, infelizmente).

Claro que isso tudo é uma brincadeira. Tem gente que faz isso tudo aí em cima e não é mala. O que importa, no fundo, é ser Flamengo e torcer, sem deixar o lado crítico de lado.

Saudações Rubro Negras!

Luiz Alberto Moura

Anúncios

Sobre Bruno Cazonatti

Eu sou tudo aquilo que você leva de mim.

3 comentários em “MANUAL DO NOVO TORCEDOR RUBRO NEGRO

  1. Sinistro esse texto ! Bela letra do nosso Harry Potter Rubro Negro ! Valeu pela moral, galera de responsa do FlamengoNet e miguxa Cazô !

  2. Caso você não veja o Sr. Baptista como um semideus, banimento para tal heresia.

  3. Sou TOTALMENTE CONTRA os patrulhamentos, mas com textos como esse, fica claro porque é tão difícil a paz rubro-negra. Nunca espero a unanimidade, mas com 3 ou 4 meses de gestão, já tem gente xingando a diretoria….Afe!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: